Teses e Dissertações
Palavra-chave: livro didático
Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros didáticos de Física do Ensino Médio
Ana Aline de Medeiros, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 18/02/2022
Partimos do pressuposto, neste trabalho, de que a História e Filosofia da
Ciência (HFC) deve ser um instrumento de análise conceitual bastante útil para
o ensino de física. Portanto, nos propomos a investigar se há correspondência
na relação entre o Galileu reconstruído historiograficamente a partir dos
escritos de Alexandre Koyré e o Galileu apresentado em alguns livros didáticos
de física. O nosso objetivo foi interpretar essa relação nos livros didáticos do
Ensino Médio aprovados no PNLD/2012. Para isso, elaboramos quatro
categorias que nos possibilitaram verificar de modo pontual os aspectos nos
quais há e nos quais não há correspondência da referida relação, sendo elas:
experiência; experimento mental; uso da matemática; e método científico.
Verificamos que pelo menos uma obra didática corresponde à narrativa
historiográfica do nosso referencial. No entanto, pressupomos que um dos
fatores que faz com que não haja correspondência seja a inexistência de fontes
historiográficas como referências nos textos das obras; outro fator que pode ser
evidenciado é a elaboração de conceitos e teorias inventadas pelos próprios
autores. Verificamos que estes podem ser fatores pelos quais ainda existe
dificuldade de programar a proposta de HFC. Acreditamos, portanto, que o
estudo de fontes historiográficas aliada aos conteúdos científicos pode
contribuir de forma positiva e significativa para a implementação da proposta de
HFC no ensino de física.
Mendel: Pai da Genética ou um membro de uma tradição de pesquisa?
Fernando Gianetti Fiorin, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 18/01/2013
Os atuais livros didáticos apresentam, como parte importante do capítulo que lida
com o conteúdo de Genética, a história de Johann Gregor Mendel. Considerado o
―pai da genética‖, Mendel sempre é apresentado como um monge solitário,
vivendo em um mosteiro enclausurado e interessado por algo que hoje é
largamente debatido: a resposta para o funcionamento do mecanismo da
hereditariedade. Alguns filósofos e historiadores da ciência vêm debatendo essa
questão e defendendo que o Mendel apresentado nos livros didáticos não
corresponde ao mesmo Mendel histórico, representado por seu próprio trabalho e
por biografias históricas sobre o mesmo. Visto que, ao analisarmos o fato de que
este cientista fazia parte de uma tradição de pesquisa, aquilo que os livros de
genética e livros didáticos trazem como seus interesses não condizem com uma
apuração. Pretendemos demonstrar que ao apresentar uma história que não
condiz com a historiografia que apontamos em nosso trabalho, os autores de livros
didáticos interferem na compreensão do funcionamento da produção científica e,
portanto, da Natureza da Ciência.