Teses e Dissertações
Palavra-chave: linguagem audiovisual
NOÇÕES DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA A RESPEITO DE QUESTÕES DE GÊNERO E REPRESENTAÇÕES NA LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Marina Donegá Neves, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 16/04/2021
A inclusão das questões de Gênero na Educação Básica e na Formação Inicial de
docentes vem sendo evidenciada na literatura, aplicando-se no desenvolvimento
científico devido a sua importância no contexto social. Apesar do crescimento de
pesquisas nessa área, ainda se faz necessária a busca por intervenções didáticas que
corroborem para um ensino mais equânime. Para que isso seja possível, considerase a base para a compreensão das noções levantadas pelos docentes nessa temática
no sentido de contribuir para novas investigações, como alicerce para a formulação
de unidades didáticas e intervenções pedagógicas, proporcionando momentos de
consciência e construção de saberes que auxiliam a prática docente de Química. A
partir dessas conjecturas, realizamos uma investigação de cunho qualitativo acerca
da temática de gênero, com enfoque na formação inicial de docentes em Química.
Estruturamos a pesquisa em três principais tópicos: primeiro tópico realizamos um
levantamento e análise de publicações em revistas nacionais, anais de congressos,
teses e dissertações de programas de Pós-Graduação notas 5, 6 e 7 da CAPES
(avaliação trienal de 2017); no segundo tópico, realizamos um levantamento e análise
de documentos nacionais e do estado do Paraná para identificar se há inclusão da
temática de Gênero; após a delimitação e conhecimento da literatura e da legislação
da área, o terceiro tópico diz respeito a elaboração de uma estrutura de entrevista e
um questionário com nove questões, cujo intuito foi identificar as noções de discentes
investigadas(os) a respeito da Natureza da Ciência (NdC) e Gênero, bem como essas
temáticas podem estar relacionadas a estereótipos de Gênero aplicados na linguagem
audiovisual. Para o tratamento de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, com
hipóteses levantadas previamente a coleta dos dados. Por meio das respostas das
entrevistas semiestruturadas e dos questionários realizamos unitarizações dos dados
empíricos de acordo com as hipóteses. Com os resultados analisados, foi possível
refletir e realizar propostas de atividades que trabalham a respeito de diferentes
formas de linguagem, a representação feminina no audiovisual e qual a relação com
o Ensino de Ciências e consequentemente como isso pode invisibilizar a mulher
cientista. Acreditamos que, por meio da formação docente, um ensino mais equitativo
pode ser fornecido, além de disponibilizar mais recursos e discussões teóricas e
práticas para conscientizar as(os) docentes a respeito das questões de gênero no
ambiente escolar e promover um ensino de Ciências mais equânime.