Teses e Dissertações
Palavra-chave: linguagem algébrica
Como professores e alunos do ensino médio lidam com conteúdos algébricos em sua produção escrita
Gefferson Luiz dos Santos, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 22/02/2010
Neste trabalho analisamos a produção escrita de professores e estudantes do Ensino Médio,
verificando os modos de resolução que estes utilizaram para resolver as de questões de
Álgebra das provas de conhecimentos gerais de alguns vestibulares de universidades estaduais
paranaenses. Numa abordagem predominantemente qualitativa, com cunho interpretativo,
buscamos, por meio da análise da produção escrita, identificar os conteúdos algébricos
presentes nas questões e também os modos e de resolução utilizados pelos participantes da
pesquisa ao resolverem tais questões, inferindo sobre as possíveis características do
pensamento algébrico, bem como a linguagem e simbologia algébricas. Os conteúdos
abordados nas questões são, em sua maioria, conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental.
Os professores e alunos apresentaram modos de resolução baseados na Matemática Escolar
trabalhada na Educação Básica e indícios do pensamento algébrico numa fase de transição
permeada pela linguagem natural e alguns símbolos algébricos, considerando que muitas
vezes o próprio enunciado das questões possa ter norteado algumas das produções
apresentadas.
Compreensão de estudantes de um curso de Matemática a respeito do conceito de Indução Finita
Eduardo Machado da Silva, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 02/11/2010
Neste trabalho analisamos a produção escrita de professores e estudantes do Ensino
Médio, verificando os modos de resolução que estes utilizaram para resolver as de
questões de Álgebra das provas de conhecimentos gerais de alguns vestibulares de
universidades estaduais paranaenses. Numa abordagem predominantemente qualitativa,
com cunho interpretativo, buscamos, por meio da análise da produção escrita, identificar
os conteúdos algébricos presentes nas questões e também os modos e de resolução
utilizados pelos participantes da pesquisa ao resolverem tais questões, inferindo sobre as
possíveis características do pensamento algébrico, bem como a linguagem e simbologia
algébricas. Os conteúdos abordados nas questões são, em sua maioria, conteúdos
trabalhados no Ensino Fundamental. Os professores e alunos apresentaram modos de
resolução baseados na Matemática Escolar trabalhada na Educação Básica e indícios do
pensamento algébrico numa fase de transição permeada pela linguagem natural e alguns
símbolos algébricos, considerando que muitas vezes o próprio enunciado das questões
possa ter norteado algumas das produções apresentadas.