Teses e Dissertações
Palavra-chave: linguagem
Modelagem Matemática, Compreensão e Linguagem: Interlocuções Fundamentadas na Filosofia de Wittgenstein
Jeferson Takeo Padoan Seki, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/02/2019
Interlocuções entre Modelagem Matemática, compreensão e linguagem é o tema desta
pesquisa. A articulação foi abordada a partir da questão geral de pesquisa: como se dá a
compreensão em atividades de modelagem matemática em uma disciplina de Matemática
Financeira de um curso de Licenciatura em Matemática?, com base na perspectiva
filosófica de Ludwig Wittgenstein e na Modelagem Matemática na Educação
Matemática. Os dados foram coletados mediante registros escritos, gravações em aúdio e
vídeo, notas de campo, questionário e entrevista durante a pesquisa empírica
desenvolvida em uma disciplina de Matemática Financeira. A análise dos dados foi
realizada seguindo encaminhamentos e pressupostos da análise de conteúdo.
Organizamos nossa pesquisa de acordo com o formato multipaper em três artigos com
focos específicos, mas que visam detalhar a questão geral de pesquisa. No primeiro artigo,
de natureza teórica, investigamos a constituição de compreensão na filosofia da
linguagem de Wittgenstein, especificamente na obra Investigações Filosóficas, e suas
repercussões no Ensino. Os resultados desse artigo delineiam características da
perspectiva wittgensteiniana de compreensão e sua manifestação em atividades de ensino.
No segundo artigo, buscamos investigar a compreensão dos alunos em atividades de
modelagem matemática desenvolvidas em uma disciplina de Matemática Financeira de
um curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados da análise dos dados neste artigo
indicam três categorias emergentes: compreensão da situação-problema, compreensão de
conceitos da Matemática Financeira e da Matemática e compreensão do fazer modelagem
matemática. No terceiro artigo, investigamos como os alunos compreendem conceitos de
Matemática Financeira em diferentes tipos de atividades de modelagem matemática. A
partir da análise dos dados neste artigo, três categorias foram enunciadas: compreensão
de conceitos da Matemática Financeira na modelagem descritiva, compreensão de
conceitos da Matemática Financeira na modelagem prescritiva e modelagem matemática
como possibilidade de integrar a Educação Financeira no ensino de Matemática
Financeira. As interlocuções entre os resultados obtidos e a fundamentação teórica da
pesquisa indicam que a compreensão dos alunos em atividades de modelagem matemática
se dá no seguir regras de uso de expressões linguísticas da situação-problema e de
conceitos da Matemática Financeira e da Matemática na dedução e análise dos modelos
matemáticos; explicar procedimentos e conceitos envolvidos do desenvolvimento das
atividades; dominar técnicas da Matemática Financeira e da Matemática e do fazer
modelagem matemática, conforme as circunstâncias e as caracterizações das atividades
de modelagem matemática; estabelecer inter-relações entre proposições características da
situação-problema e proposições da Matemática Financeira, com objetivo de descrever
ou prescrever os fenômenos sob investigação.
A presença de elementos da pós-modernidade na execussão do projeto pedagógico de uma instituição escolar à luz da pedagogia por projetos
Luana Pires Vida Leal, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/01/2018
A presente dissertação discute a influência de elementos da pós-modernidade na
observação da execução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma instituição
escolar embasada nos preceitos metodológicos da Pedagogia por Projetos. Esses
elementos foram identificados nas interações mediadas pela linguagem, seja a
linguagem verbal, escrita ou por imagens, balizados pela Teoria do Agir
Comunicativo, que estuda os mecanismos de racionalização de um determinado
grupo social, estruturados por Habermas (2012). A fim de evidenciar a influência da
pós-modernidade nessa instituição, foram analisados documentos que dizem
respeito às múltiplas interações que nela se desencadearam entre professores,
servidores e alunos, como o PPC, o diário de campo escrito pela pesquisadora, que
analisou as intervenções dos professores nos projetos durante oito meses (abril a
dezembro de 2016), atas de reuniões e questionários feitos com os alunos e com os
professores. As informações foram estudadas sob a ótica da Análise Textual
Discursiva (ATD), a fim de compreender como os elementos da pós-modernidade e
as ações realizadas pelos indivíduos influenciaram diretamente na execução da
proposta e como esta teve relação com o Ensino de Ciências pelo olhar do
professor. A pesquisa discutiu a presença de elementos como incerteza,
individualidade exacerbada, a influência da globalização, de crises e tensões,
reorganização de tempo e espaço, entre outras, e como esse conjunto de fatores
influenciou na reformulação da proposta pedagógica. Também foi apresentado o
relato de professores que discutiram qual a sua percepção em relação a trabalhar
com a Pedagogia por Projetos da forma como estava sendo executada no período
observado e qual a relação de sua disciplina com o Ensino de Ciências. A partir do
corpus da pesquisa foi possível evidenciar que as múltiplas interações
desenvolvidas neste espaço foram influenciadas pelos elementos da pós-
modernidade, concluindo que a execução da proposta pedagógica não ocorreu
conforme os pressupostos mencionados no PPC. A pesquisa também ressaltou a
importância das decisões relativas ao entorno escolar serem tomadas junto à
comunidade escolar, ambiente este em que está sujeito a emergência de conflitos,
pois é constituído por indivíduos que têm diferentes perspectivas e ideologias
compartilhando o mesmo ambiente
A Matemática em Atividades de Modelagem Matemática: Uma Perspectiva Wittgensteiniana
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 14/03/2017
Nessa pesquisa buscamos investigar, sob uma perspectiva wittgensteiniana, o uso da
linguagem e de procedimentos matemáticos em atividades de modelagem matemática. O
estudo está fundamentado na Modelagem Matemática na Educação Matemática e tem como
base filosófica os estudos de Ludwig Wittgenstein sobre linguagem e matemática. Para
compor os dados empíricos da pesquisa, atividades de modelagem matemática foram
desenvolvidas por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática nas disciplinas de
Equações Diferenciais Ordinárias e de Introdução à Modelagem Matemática. O
desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento da análise
fundamentam a metodologia de pesquisa como qualitativa. Os dados foram coletados por
meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo, questionários e entrevistas. A
análise dos dados, coletados com treze alunos no desenvolvimento de onze atividades de
modelagem matemática, tem como suporte a metodologia de análise de dados que
considera o uso da linguagem e as práticas discursivas dos alunos engajados nas atividades
de modelagem matemática. No desenvolvimento das atividades de modelagem matemática
a linguagem em uso é analisada e árvores de associação de ideias e linhas narrativas são os
recursos analíticos que apresentam os resultados para a investigação. A partir da pesquisa
empírica por meio de análises específicas investigamos os usos da linguagem e dos
procedimentos matemáticos utilizados nas atividades de modelagem matemática, ou seja,
equações diferenciais de primeira ordem, equações diferenciais ordinárias de segunda
ordem e o recurso ao ajuste de curvas. Com base nas análises específicas, o cruzamento
com as teorias de base nos permitiram definir três categorias a posteriori, às quais
detalham, com base na perspectiva wittgensteiniana, a natureza das justificativas e
proposições utilizadas em atividades de modelagem matemática, o uso de regras nas
atividades de modelagem matemática e a ocorrência da formação de conceitos matemáticos
no desenvolvimento das atividades de modelagem matemática.
Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Emerson Tortola, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 12/12/2016
O uso da modelagem matemática como uma alternativa pedagógica para o ensino e a
aprendizagem de matemática oferece aos alunos e professores a oportunidade de promover
discussões e reflexões acerca de conceitos matemáticos a partir de seus usos na interpretação,
análise e investigação de problemas provenientes de situações reais. Contudo, o uso da
modelagem matemática parece ser ainda pouco explorado nas práticas associadas aos anos
iniciais do Ensino Fundamental, deixando muitas questões em aberto com relação ao seu
desenvolvimento. Nosso interesse é investigar o desenvolvimento de atividades de
modelagem matemática, especificamente, que configurações elas podem assumir quando
desenvolvidas por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Assim, estamos
interessados em olhar para como alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental realizam
ações características do procedimento que envolve o desenvolvimento de atividades de
modelagem matemática. Para esse olhar tomamos como ponto de partida as fases de uma
atividade de modelagem matemática caracterizadas em Almeida, Silva e Vertuan (2012). Para
isso, propomos a 5 turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, o
desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, que foi por nós observado e
registrado. Os dados que constituem nossa pesquisa consistem nos diálogos e registros
produzidos pelos alunos durante as atividades de modelagem e foram coletados por meio de
áudio, vídeo, imagens e diário de campo do professor/pesquisador. Empreendemos sobre os
dados uma análise qualitativa, fundamentados nos pressupostos e indicações da Análise de
Conteúdo e embasados na literatura a respeito da modelagem matemática e nas considerações
filosóficas de Ludwig Wittgenstein a respeito da linguagem. Os resultados indicam três
configurações do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Essas
configurações revelam especificidades relativas aos usos da linguagem, ao modo como os
alunos lidam com os símbolos matemáticos, à caracterização do modelo matemático e à
definição de temas de interesse em cada ano desse nível de escolaridade. Levando em
consideração essas configurações, refletimos a respeito da identidade do fazer modelagem
matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os usos da linguagem em atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Emerson Tortola, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 03/12/2012
O desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática tem se configurado como uma
alternativa pedagógica que pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de
Matemática, uma vez que favorece a interação entre linguagem matemática e diferentes
linguagens utilizadas nas práticas cotidianas, contribuindo para que os estudantes se tornem
cidadãos críticos, capazes de participar ativamente nas tomadas de decisões em prol da
sociedade. Com essas características, a Modelagem Matemática vem conquistando espaço no
âmbito da Educação Matemática, atingindo cada vez mais a sala de aula, porém, ainda são
poucos os estudos que contemplam tal alternativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Nesse sentido, propomos o desenvolvimento de uma série de atividades de Modelagem
Matemática, segundo os três momentos sugeridos por Almeida e Dias (2004), a uma turma de
4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública e Municipal, localizada no Norte do
Estado do Paraná, com o intuito de investigar os usos da linguagem em atividades de
Modelagem Matemática. Para isso nos baseamos em três referenciais teóricos: a Modelagem
Matemática no âmbito da Educação Matemática; a Linguagem, sob uma perspectiva
wittgensteiniana; e os Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval. Os
resultados apontam para a emergência de diversos jogos de linguagens, dos quais, segundo a
forma de vida envolvida, resulta a produção de diferentes representações semióticas, que se
diferem dos demais níveis de escolaridade pela linguagem utilizada, mas mantendo
semelhanças de família entre eles. Os diferentes modelos matemáticos, produzidos pelos
estudantes, têm características específicas neste nível de escolaridade em decorrência dos usos
que eles fazem da linguagem, os quais orientam o desenvolvimento das atividades de
Modelagem Matemática.