Teses e Dissertações
Palavra-chave: língua brasileira de sinais
A disciplina de Libras na formação de licenciandos de Química e Ciências Biológicas: um estudo por meio das perspectivas das ementas, dos professores e estudantes
Thalita Gabriela Comar Charallo, Profa. Dra. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 01/07/2022
Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que buscou investigar e analisar
as contribuições da disciplina de Libras na formação inicial de professores de Química
e Ciências Biológicas por meio de análise com ementas das disciplinas de Libras de
Instituições de Ensino Superior (IES), públicas do Brasil, buscando evidências dos
conteúdos que devem ser abordados nos cursos; entrevistas com professores surdos
e ouvintes acerca dos conteúdos, objetivos e impacto na formação de professores e
por último, as potencialidades da disciplina segundo os alunos egressos de cursos de
licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Para a obtenção dos dados pesquisouse nos sites das IES as ementas dos cursos, realizou-se as entrevistas com os
professores participantes em Libras com os professores surdos gravadas e transcritas
para a língua portuguesa e aplicou-se um questionário semiestruturado com egressos
e alunos que estavam em fase final da disciplina. Todos os dados foram analisados e
categorizados qualitativamente com base na Análise de Conteúdos baseada em
Bardin (2011) e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que
permitiram algumas reflexões acerca da oferta da disciplina de Libras como disciplina
curricular obrigatória nos cursos de licenciatura do país, após dezessete anos de
exigência do Decreto nº 5626 de 2005. Os resultados evidenciaram que a falta de
informações mais detalhadas sobre o papel e o objetivo da disciplina de Libras nos
cursos de formação docente, que não são contemplados no Decreto supracitado,
permite que cada IES definam segundo suas percepções como será ofertada
disciplina em cada curso e quais conteúdos ou temáticas serão trabalhados. Diante
disso, as análises apontaram que algumas disciplinas tem um perfil de curso básico
de Libras, voltado para o ensino de sinais, enquanto outras dividem a disciplina em
conteúdos teórico e práticos e, que discussões mais específicas relacionadas a área
da Ciências e a formação de professores que vão atuar com alunos surdos no ensino
de Química e Ciências biológicas, entre outros, dificilmente são contemplados pela
disciplina