Teses e Dissertações
Palavra-chave: leitura positiva
A atividade experimental no ensino de Química: uma relação com o saber profissional do professor da escola média.
Wanda Naves Cocco Salvadego , Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 14/08/2008
Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Química são
importantes para o ensino desta disciplina, do ponto de vista dos autores
pesquisados, dos professores entrevistados e da pesquisadora, busca-se
compreender, essencialmente, as razões para “o uso ou não de atividade
experimental”. Mesmo sendo considerada importante, essa prática de ensino é
pouco usada, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades
empíricas no ensino de Química nos colégios. Propomo-nos a refletir acerca do
discurso do professor de Química do Ensino Médio, com referência às
atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como
mecanismo instrucional. Tomamos como referencial para essa discussão, a
teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de
uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da
relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu,
com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como
prática de sala de aula.