Teses e Dissertações
Palavra-chave: laboratório de ensino
Laboratório de ensino de Matemática e laboratório de ensino de Ciências: uma comparação
Marli Balzan Cavalaro Benini , Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 28/07/2006
Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática. A partir delas,
procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de
Matemática. Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no
laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de
Matemática não é nova. Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com
o de Ciências. A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros
e portugueses e seus objetivos se faz presente. Para tanto lançamos mão de dados
bibliográficos e documentais. Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram
coletados e analisados segundo algumas categorias. Essas categorias são a motivacional,
a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú
(2005). Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático,
preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática. Este trabalho também se preocupou
em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de
Física”, como uma elucidação para as pessoas que desconhecem as maneiras como pode
ser conduzido o trabalho naquele espaço.