Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no Modelo Didático de Formulação de Pergunta
Vínicius Montai, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 30/04/2010
O laboratório didático é de suma importância no aprendizado de Física já que contribui para relacionar teoria e prática. Entretanto, estudos relatam que muitos alunos demonstram dificuldade em compreender as atividades experimentais por se encontrarem no Paradigma Pontual e, portanto, carregam representações problemáticas ao se depararem com a realização de atividades investigativas que envolvem mensurações. A utilização de práticas que permitam o desenvolvimento dos conteúdos por meio das interações discursivas constitui uma importante estratégia na superação de problemas que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Física. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de entendimento alcançado pelos alunos durante uma atividade de medição no laboratório didático, no qual o Modelo de Formulação de Perguntas foi adotado para guiar o discurso do professor, como estratégia para a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino de Física. Foram analisados 21 alunos do 1º ano de graduação em Engenharia Ambiental de uma universidade pública na cidade de Londrina (Paraná). Questionários escritos foram aplicados antes e após a realização de uma atividade experimental para verificar o entendimento dos alunos sobre o processo de medição. Os alunos foram orientados a realizar a medição do período de um pêndulo simples e após o procedimento, o professor guiou uma discussão orientando-se principalmente nos fundamentos do Modelo Didático de Formulação de Perguntas, a fim de estimular os alunos a refletirem a respeito da atividade realizada e dos resultados encontrados. Com isso, o professor visou explorar possíveis mudanças no entendimento dos alunos a respeito do processo de medição para o paradigma de conjunto. Os resultados mostraram que os 21 alunos encontravam-se no Paradigma Pontual antes da realização da atividade experimental. No entanto, após a discussão baseada no Modelo de Formulação de Perguntas, 16 alunos passaram a ter razões que os enquadravam no Paradigma de Conjunto. Embora inicialmente os alunos tenham apresentado conceitos que se encaixaram no Paradigma Pontual, a devida orientação do professor durante a realização da atividade experimental, guiado pela Modelo de Formulação de Perguntas, demonstrou ser eficiente na condução do raciocínio dos alunos ao Paradigma de Conjunto e, conseqüentemente, contribuiu de maneira positiva na construção do conceito de medição dos estudantes
Categorias para a seleção de experimentos de Química no Ensino Médio: um estudo comparativo das prioridades dos professores e licenciados em formação
Nelci Reis Sales de Araujo, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 22/02/2007
As atividades experimentais de laboratório são consideradas essenciais para a aprendizagem de Química. Nesta dissertação, esse tema da experimentação foi explorado para estabelecer a importância relativa das categorias da seleção de experimentos. A pesquisa é de natureza quantitativa, em que um estudo comparativo foi realizado com 58 professores de Química do Ensino Médio de Londrina - PR e de algumas cidades próximas e 32 licenciandos em formação da Universidade Estadual de Londrina. Esses participantes opinaram a respeito de 4 itens que foram elaborados para as categorias Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica, perfazendo um total de 16 componentes. Para descrever os pensamentos dos participantes a partir das categorias partiu-se do enunciado construtor do instrumento de pesquisa, dado pela questão chave “quando seleciono experimento de laboratório, penso...“, que já deixa claro, de imediato, que os enunciados seguintes contêm os itens que eles têm em mente. O respondente poderá indicar para cada item seu grau de concordância ou discordância, conforme seus motivos ou convicções de escolha da atividade experimental. Esse “construto” está baseado na escolha de um experimento que o professor tem em mente no momento de responder os demais itens do questionário, ou seja, as componentes das categorias. Nesse caso, o participante não antecipa qual é o experimento, mas somente o motivo da escolha, e ainda, é possível que os respondentes pensem em vários experimentos enquanto avaliam as assertivas. A partir da distribuição de freqüência dos participantes, nas respostas do questionário tipo Likert, foi possível estabelecer a importância relativa que se propôs na investigação, ou seja, apresentar as categorias mais importantes para os dois grupos. Os professores priorizam as categorias Instrucional, Motivacional e Funcional, as duas últimas com a mesma freqüência e, Epistemológica, enquanto os licenciandos dão maior importância às categorias Motivacional, Instrucional, Funcional e Epistemológica, respectivamente. Há um padrão comum para as categorias, porém observam-se discrepâncias nas intensidades de priorizações entre os dois grupos. Este estudo conduziu a pensar que, quando a experimentação for vista sob uma perspectiva das categorias da seleção de experimentos, o caminho que conduz ao laboratório será amplo e claro, bem como da imagem do seu ambiente, que permanecerá nas mentes dos estudantes. Se professores tomarem para si, a visão de que a ciência Química fornece a elucidação do conhecimento ‘vivo’, que a natureza explica por si só à luz do laboratório, seus estudantes também farão parte dele. Eles valorizarão tanto o experimento escolhido, como a proposta pedagógica, os conceitos científicos e, principalmente, seu professor.