Teses e Dissertações
Palavra-chave: jogos de linguagem
O Uso da linguagem por alunos do Ensino Fundamental em atividades de modelagem matemática
Ademir Pereira Junior, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 30/06/2020
Nesta pesquisa, investigamos a constituição de jogos de linguagem em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental. O quadro teórico da pesquisa leva em consideração a caracterização da Modelagem Matemática na Educação Matemática, bem como elementos da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein, particularmente no que se refere à segunda fase de suas argumentações filosóficas. A análise qualitativa e interpretativa dos dados nos permite inferir que os jogos de linguagem constituídos podem ser agrupados em jogos de linguagem no contexto das relações entre realidade e matemática e jogos de linguagem relativamente ao conteúdo matemático que emerge nas atividades de modelagem matemática
Modelos clássico e fuzzy na educação matemática: um olhar sobre o uso da linguagem
Renato Francisco Merli, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 14/12/2012
Neste trabalho fazemos uma investigação sobre o uso da linguagem em modelos
clássicos e em modelos fuzzy, pautados em procedimentos de caráter interpretativo
considerando aspectos de uma pesquisa qualitativa. O estudo está fundamentado
nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática, da Matemática Fuzzy e em
trabalhos sobre Filosofia da Linguagem de Ludwig Wittgenstein. Com o intuito de
procurar relações entre as diferentes linguagens (clássica e fuzzy) utilizadas na
construção de um modelo matemático, procuramos identificar algumas
aproximações entre os modelos, investigar o papel da linguagem no
desenvolvimento dos mesmos. Desenvolvemos seis atividades de modelagem
diferentes, modeladas pelo autor ou constando em bibliografia já existente, com a
finalidade de buscar aproximações nos diferentes modelos produzidos. Identificamos
diferentes ‘jogos de linguagem’, além de encontrarmos ‘semelhanças de família’
entre esses modelos, o que nos permite inferir que a matemática fuzzy pode
representar diferentes modos de ver de uma situação-problema.