Teses e Dissertações
Palavra-chave: investigação científica
Concepções de Estudantes do Ensino Fundamental Acerca da Investigação Científica e da Natureza da Ciência
Francisco Brenzam Filho, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 12/06/2017
A alfabetização científica está diretamente relacionada à compreensão dos conceitos
científicos, dos processos de Investigação Científica (IC) e da Natureza da Ciência (NdC).
Refere-se à Investigação Científica (IC) como as características dos processos pelos quais o
conhecimento científico é desenvolvido e aceito e a Natureza da Ciência (NdC) como as
características do conhecimento científico. O presente trabalho teve por objetivo investigar as
compreensões dos estudantes a respeito dos processos de Investigação Científica (IC) e
também analisar se eles apresentam concepções acerca dos aspectos da Natureza da Ciência
(NdC). Trata-se de um estudo de caso, em que selecionamos 29 estudantes que cursavam o 8º
ano do Ensino Fundamental em uma escola particular. Esses estudantes, durante o ano letivo,
participaram de uma disciplina obrigatória de pesquisa intitulada “Iniciação à Pesquisa”, cujo
principal objetivo era desenvolver projetos científicos para serem divulgados em uma feira
científica. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário inicial relacionado aos
aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e um questionário final relacionado à Investigação
Científica (IC). O segundo instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com 5
representantes de cada grupo. O questionário inicial e a entrevista foram analisados segundo
Bardin (2004), e o questionário final foi analisado segundo a proposta dos autores do
questionário (LEDERMAN et al., 2014). Conforme a análise dos 29 estudantes, 18 foram
categorizados como “ingênuos” por apresentarem concepções equivocadas ou superficiais em
relação à Investigação Científica (IC). O restante (11) dos estudantes foi classificado com
concepções “mistas” por apresentarem uma visão parcialmente explicativa a respeito da
Investigação Científica (IC). Em relação aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC),
notamos que 15 alunos possuem compreensões das diferenças entre leis científicas e teorias
científicas, entretanto consideram que leis são fixas e teorias são provisórias. Encontramos
também nas respostas de 16 estudantes que os cientistas fazem uso da criatividade para
solucionar problemas ou para novas descobertas. Por fim, identificamos em 19 respostas dos
estudantes uma visão empirista da ciência, na qual esta está ligada à comprovação. A partir
dos dados, consideramos que este trabalho possibilita as discussões acerca da inserção de
disciplinas científicas no Ensino Fundamental e Médio como parte do processo de formar
cidadãos cientificamente alfabetizados.