Teses e Dissertações
Palavra-chave: intervenção por meio da pesquisa
O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa: caracterização de uma intervenção na formação inicial de professores de matemática
Diego Fogaça Carvalho, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 15/02/2016
Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar uma intervenção realizada no
âmbito do PIBID e compreender seu reflexo nas relações estabelecidas por um dos bolsistas
com o saber, o aprender e o ensinar matemática. Os dados foram coletados a partir de:
registros de observações no caderno de campo, entrevistas semiestruturadas e transcrição de
reuniões e aulas. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos, foram utilizados: o
instrumento para análise da relação docente em sala de aula, a Matriz 3x3, e a Análise Textual
Discursiva. Decorrente de um período de observações das aulas, foi possível compreender que
o supervisor deteve em suas mãos toda a gestão da sala de aula enquanto os bolsistas do
PIBID ocuparam a posição de seus auxiliares. Por meio da pesquisa, procurou-se intervir no
PIBID investigado e possibilitar que os bolsistas conduzissem algumas aulas tendo o
supervisor como orientador de modo que eles participassem ativamente do processo de
aprendizagem da docência. Optou-se por valer, durante toda a intervenção, de suposições e
simulações relativas à relação do aluno com o conteúdo matemático. Nesse sentido, a ação do
pesquisador referia-se a fomentar a reflexão a respeito da aprendizagem dos alunos durante os
momentos de planejamento e de orientação compartilhada. Limitando-se à análise de uma
bolsista, interpretou-se que o planejamento das aulas se configurou como um ambiente de
aprendizagem da docência em fase inicial, pois percebeu-se um alinhamento entre os
discursos da bolsista e do pesquisador. As orientações compartilhadas também se
configuraram em ambientes com essas características, pois o pesquisador, junto ao supervisor,
refletiu sobre a atuação da bolsista, apresentando suas considerações por meio de e-mails.
Pela maneira como as unidades de análise foram dispostas nas matrizes associadas às aulas
que a bolsista conduziu, observa-se adequações às sugestões presentes nos e-mails por meio
da maneira como a gestão da sala de aula foi realizada. Em suma, pode-se compreender que o
ambiente formativo promovido pela intervenção propiciou modificações na relação com o
saber, tomando a aprendizagem do aluno como referência e, consequentemente, ampliou as
potencialidades formativas em relação à docência em matemática.