Teses e Dissertações
Palavra-chave: intervenção pedagógica
O “realístico” em questões não-rotineiras de matemática
Andréia Büttner Ciani, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 19/03/2012
Este trabalho apresenta duas propostas de intervenção como subsídio operacional
para a constituição de oportunidade de aprendizagem, por meio da análise da
produção escrita, como prática de investigação. Essas propostas foram elaboradas a
partir dos contextos indicados por estudantes que participaram de três estudos
realizados no interior do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e
Avaliação - GEPEMA, nos quais foi investigado como estudantes lidaram com
questões discursivas não-rotineiras de matemática em situação de avaliação. A
análise da análise presente nos três estudos foi realizada pelo viés da identificação
das maneiras de lidar dos estudantes. Essas maneiras de lidar indicaram contextos
a partir dos quais foi possível indicar caminhos, na perspectiva da reinvenção
guiada, para oportunidades de Matematização. Esta investigação,
predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, foi realizada sob a luz da
avaliação como prática de investigação, com a utilização de orientações presentes
na Análise de Conteúdo, tomada a Educação Matemática Realística (EMR) como
aporte teórico norteador. A construção das duas propostas de intervenção gerou
indícios de que, por meio da análise da produção escrita, sustentada teoricamente
pela EMR, pode-se praticar a avaliação da aprendizagem em sala de aula como
oportunidade de aprendizagem.