Teses e Dissertações
Palavra-chave: interpretação de fração
Fração no Ensino Fundamental: Uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020.
Giovana Rodrigues Castilho, Profa. Dra. Ângela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/05/2022
Neste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas
pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim
de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não)
e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão,
segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para
o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise
dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa
forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do
conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos
resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito
do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os
estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o
domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados
apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção
essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo
Kieren.