Teses e Dissertações
Palavra-chave: interpretação ambiental
As Trilhas Interpretativas Como Atividades de Educação Ambiental: O que Pensam os Professores de Ciências?
Diego Armando Lopes Colman, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 24/05/2017
O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação
Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do
indivíduo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o
cerca. Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação
Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e
que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo
desenvolvida em espaços não formais. Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos
análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis
percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como
as trilhas de caráter interpretativo. Diante disso é possível afirmar que as trilhas
interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e
formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu
comportamento. Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e
amplitude distintas. Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura
ao longo de toda a vida do indivíduo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento
onde a formação será construída.
Gamificação e Interpretação Ambiental: uma experiência em trilha ecológica
Diego Marques da Silva Medeiros, Profª. Drª. Verônica Bender Haydu
Data da defesa: 20/05/2016
A importância de uma Educação Ambiental (EA) capaz de estimular a produção
de conhecimentos menos especializados e neutros e mais interdisciplinares e políticos, de
modo a resultar num entendimento mais holístico e integrativo do meio ambiente, leva à
busca de estratégias e métodos eficientes para tal. A Interpretação Ambiental (IA) em
trilhas é uma atividade que vem se mostrando relevante nesse sentido e teoriza-se que ela
pode tornar-se ainda mais eficiente quando gamificada. Alguns trabalhos significativos
na área da gamificação vêm demonstrando a eficácia da prática em contextos
educacionais, no entanto, apresentam limitações teórico-metodológicas que poderiam ser
superadas por pesquisas mais sensíveis à complexidade contextual da situação
investigada e que presassem pela investigação do processo em detrimento dos produtos.
Este trabalho relata uma pesquisa cujo objetivo geral foi o de investigar a influência da
gamificação na IA a partir de uma proposta metodológica que contribuísse para essa
superação. Para tal, tomou-se como objeto de estudo a gamificação da IA do Parque
Estadual Mata dos Godoy (PEMG) (Londrina/PR), cujo produto gerado foi a atividade
denominada Expedição ao Meio Ambiente (EMA). A pesquisa foi de caráter
participativo, pois o pesquisador atuou tanto na elaboração quanto na execução da
atividade em questão. A EMA foi executada junto a uma equipe de estudantes que tiveram
seus comportamentos verbais orais registrados durante a atividade. Os dados passaram
por um processo de Análise de Conteúdo em associação à Análise Textual Discursiva, de
modo que a pesquisa pode ser considerada de caráter qualiquantitativo. Em linhas gerais,
buscou-se por identificar isoladamente as relações entre os elementos da gamificação e o
comportamento dos participantes da EMA. Para isso, a pesquisa teve foco na análise dos
comportamentos de jogar e dos associados aos objetivos da EA em relação à atividade de
IA gamificada e seus elementos de gamificação. Realizou-se, também, análise
semelhante de uma atividade tradicional em trilhas do PEMG como fator de comparação.
Foi possível inferir que a EMA foi capaz de estimular os comportamentos de jogar, que
os participantes responderam à maioria dos aspectos relevantes à manutenção desses
comportamentos e que foram alcançados os objetivos da IA. A análise da atividade
tradicional em trilhas possibilitou, ainda, a identificação de aspectos equivalentes,
superiores e limitantes em relação à atividade gamificada. Por fim, a pesquisa também
pareceu contribuir na superação das limitações teórico-metodológicas apontadas em uma
amostra significativa de trabalhos na área da gamificação.
Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
Dahiane Inocência Silveira, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 22/03/2013
A ideia da interpretação ambiental nasceu nos Estados Unidos, com a publicação
de panfletos que auxiliassem o turista a entender aspectos da natureza. Após o
sucesso da ideia, apareceram excursões guiadas por guarda-parques e criou-se o
primeiro programa de interpretação da natureza pelo Serviço de Parques
Nacionais Norte-americanos. Um dos meios interpretativos mais eficientes são as
trilhas interpretativas conduzidas, com a finalidade de enriquecer as experiências
dos visitantes, favorecendo a conscientização ambiental, visto que o condutor
pode realizar um trabalho educativo com as questões ambientais. Desse modo,
este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo demonstrar a criação de
uma trilha a partir da percepção de alunos ensino fundamental e como seria esta
trilha no que se refere aos referenciais da interpretação ambiental. Através dos
roteiros elaborados pelos alunos do 6º ano do município de Jacarezinho foram
verificadas as possíveis relações entre o planejamento de uma trilha interpretativa
com os objetivos da Interpretação Ambiental e dos documentos utilizados no
referencial à luz dos teóricos da Percepção Ambiental. Faz-se necessário também
destacar dois princípios da Educação Ambiental que serão propósitos desse
estudo: Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências
de aprendizagem e utilizar diferentes ambientes educativos para comunicar e
construir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando as atividades
práticas e as experiências pessoais. Nas trilhas interpretativas a Interpretação
Ambiental se torna um instrumento da Educação Ambiental ao visar objetivos que
envolvem a sensibilização, a compreensão e a responsabilidade dos visitantes
para com as questões ambientais. Como resultado constatou-se que muito do que
os alunos criaram e reproduziram estão de acordo com os referenciais de criação
de trilhas interpretativas.
A caracterização e avaliação da interpretação ambiental pelo conteúdo das mensagens
Diego Marques da Silva, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 20/01/2012
A Interpretação Ambiental (IA) é uma atividade cujo principal objeto são
as situações educativas em lugares de visitação turística, nas quais se
pretende alcançar alguma sensibilização e aprendizado dos visitantes para
com as questões ambientais que envolvem os recursos do local. Ela
estabelece forte relação com a Educação Ambiental, mas ainda é relativamente
pouco estudada no Brasil. O objetivo geral desta pesquisa foi entender que
conteúdos servem para caracterizar a IA realizada, o que eles podem indicar
em relação à avaliação desta atividade e a partir de que método analisá-los na
comunicação interpretativa. Para tal, foi feita uma revisão teórica na busca de
uma definição abrangente da IA e seus possíveis desdobramentos no que se
refere aos objetivos e resultados pretendidos e sua situação no contexto
educacional ambiental mais amplo. Na sequência, realizou-se uma Análise de
Conteúdo de uma situação prática, onde as falas de um intérprete do Parque
Estadual Mata dos Godoy (Londrina/PR) foram o corpus; desta forma foi
possível um melhor entendimento sobre quais mensagens e conteúdos são
comunicados à audiência. Como resultado, foram estabelecidos alguns tipos de
mensagens importantes para a IA, assim como o que elas indicam sobre a
qualidade desta atividade quando compõem a comunicação.