Teses e Dissertações
Palavra-chave: interdisciplinaridade
Formação de professores de Biologia para a interdisciplinaridade educativa e a inclusão de estudantes surdos buscando a Aprendizagem Significativa
Suelen Aparecida Felicetti, Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 23/09/2021
A formação adequada de professores de Biologia é um dos fatores que mais influencia na qualidade do ensino de Biologia, pois a partir dela oportuniza-se a apropriação de diferentes saberes, bem como a reflexão e (re)formulação da própria prática docente. Dentre as abordagens possíveis e necessárias à formação, estão aquelas referentes à interdisciplinaridade, como uma maneira de contribuir para a desfragmentação do conhecimento, e à Educação Inclusiva (EI), enquanto meio de priorizar a aceitação das diferenças e a igualdade de direitos entre os estudantes, dentre os quais o direito de aprender significativamente. A partir dessas abordagens, aqueles que têm alguma necessidade educacional especial (NEE), como os estudantes surdos, são acolhidos em sala de aula desde o início da vida escolar e progridem com base no respeito à igualdade e à equidade, assim como podem acessar conhecimentos interrelacionados que permitem compreender parte da complexidade do mundo. As estratégias de ensino ao mesmo tempo podem ser facilitadoras da inclusão de estudantes surdos, potencializadoras da Aprendizagem Significativa (AS) e adequadas à realização de abordagens interdisciplinares de conteúdos de Biologia. Pensando na representatividade de potencializar a formação docente por estas perspectivas, desenvolvemos esta pesquisa com o seguinte objetivo principal: realizar uma investigação teórico-metodológica de construção e aplicação de uma Sequência Didática articulando e integrando o conteúdo “estrutura e função do DNA”, a interdisciplinaridade educativa e a EI de estudantes surdos, para formação de professores de Biologia, tendo a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como referencial. Depois de investigar e produzir a Sequência Didática ela foi desenvolvida por meio de ensino online aos Participantes – onze professores e três licenciandos na área, todos do estado do Paraná. Como processo, obtivemos registros de dados por meio de Questionários Inicial e Final, Mapas Conceituais e Planejamentos Didáticos. Por meio de Análise de Conteúdo, realizamos um estudo qualitativo e discutimos resultados alcançados, os quais serviram de base para a proposição de inferências e análises dedutivas. Dentre os principais aspectos observados, identificamos indícios de AS do conteúdo de Biologia, de aspectos interdisciplinares e da EI, pois os Participantes enriqueceram conceitos por diferenciação progressiva e reconciliação integrativa e souberam elaborar Planejamentos comprometidos com tais perspectivas. Ao mesmo tempo em que obtivemos essas inferências dedutivas na formação docente, entendemos que existe demanda por outras formações nesse sentido. Por isso, argumentamos que elas sejam desenvolvidas, em bases teórico-metodológicas científicas, e oferecidas cada vez mais aos professores, a fim de melhorar o ensino de Biologia.
Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
Diogo da Silva, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 20/12/2018
A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o
envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação,
interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a
complexidade que envolve as situações humanas. Tem como objetivo promover, por
intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e
desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem
significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a
interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade.
Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e
faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana. Ocorrendo por meio de estratégias de
ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões. Propusemos a
elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um
grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em
cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma
situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências.
Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da
aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios
da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção
alicerçada nos saberes docentes. Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo
que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico,
frente aos conceitos de Microbiologia. Nossa abordagem garantiu a promoção de situações
coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos
cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador.
Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações
aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao
longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações.
Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem
e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da
vida na Terra. Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser
um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em
seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com
os conhecimentos científicos.
Formação inicial de professores para o trabalho interdisciplinar
Márcio Akio Ohira, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/03/2006
O presente trabalho apresenta a investigação para a construção de um conjunto de
referenciais teóricos para formar profissionais da educação preparados para a
interdisciplinaridade escolar. Atualmente, perceber o mundo de forma não
compartimentada e ter como objetivo, durante a formação inicial, o desenvolvimento
da capacidade de atuar interdisciplinarmente remete os cursos superiores de formação
de professores a fornecer condições para proporcionar fundamentação e análise que
mostrem a importância da integração das diversas áreas de conhecimentos, a
complexidade dos saberes e ainda despertem nos licenciandos a necessidade de
implementar práticas pedagógicas. Com o avanço da pesquisa na área de Ensino de
Ciências e com a busca da aproximação do ensino com a realidade sócio-cultural da
comunidade escolar, apresentamos assim a implementação de uma concepção de
educação científica que possui em seus fundamentos uma proposta de
interdisciplinaridade no conhecimento a ser apropriado como saber escolar.
A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média
Vanderlei Lavaqui , Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/08/2004
Essa dissertação é resultado de um estudo que visa fundamentar e sugerir a implementação
de práticas de ensino interdisciplinares no Ensino de Ciências e de Matemática no Ensino
Médio, que possam ser inseridas no planejamento pedagógico das escolas, objetivando uma
Educação Científica que considere aspectos complexos e relacionais presentes no
conhecimento científico e no cotidiano escolar, bem como uma formação educacional
integralizante – uma vez que inter-relaciona, articula e integra conhecimentos
especializados – e inclusiva, pois reconhece as diferenças epistêmicas, sociais e
psicológicas, mas busca a coesão no ambiente educacional. Inicialmente, estabelecemos
uma compreensão a respeito da interdisciplinaridade como prática educativa e analisamos
algumas formas de entendimento dessa temática no âmbito escolar, visando identificar e
explicar os seus fundamentos, suas justificativas, como também os objetivos que buscam
atingir. Posteriormente, apresentamos uma análise em relação aos fundamentos e
perspectivas metodológicas presentes no trabalho com relação aos fundamentos e
perspectivas metodológicas presentes no trabalho com projetos, objetivando mostrar que
eles possuem características que permitem e adequam a sua utilização como uma
alternativa para o desenvolvimento de uma prática de ensino interdisciplinar.
Fundamentados em estudos e pesquisas em torno da interdisciplinaridade escolar e do
trabalho com projetos, elaboramos uma sugestão de trabalho interdisciplinar por meio de
projetos para a área de Ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média. Tal sugestão
considera a necessidade de um planejamento das ações educativas interdisciplinares de
forma cooperativa e articulada por parte dos professores e o desenvolvimento dos projetos
em fases que procuram assegurar o desvelamento das inter-relações e da complexidade
presentes nas disciplinas escolares na direção de sua integração. Por fim, levamos a
sugestão de trabalho interdisciplinar a uma escola da rede estadual de educação do Estado
do Paraná para que os professores e a equipe pedagógica da escola fizessem um estudo e
uma análise quanto às suas possibilidades de implementação.
O Ensino Introdutório de Matemática em Cursos de Administração: Construção de uma Proposta Pedagógica
Simone Luccas, Prof. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/03/2011
Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa. Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração. Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento. A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma. A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração. Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva. Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dado.