Teses e Dissertações
Palavra-chave: interação não verbal
Expressões faciais em situação de aprendizado no contexto do PIBID
Leandro Chagas da Silva, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 18/06/2013
Esta pesquisa apresenta resultados de uma investigação a respeito da relação professor-
aluno; e nesta relação houve um elemento que foi foco de atenção: a expressão facial do
aluno, que foi concebida como algo que pode ser observado e interpretado pelo
professor, constituindo, desse modo, uma fonte de indicadores que podem ser úteis em
uma situação de aprendizado. Entretanto, esta maneira de observar o aluno foi
desenvolvida nesta pesquisa, pois há carência de referencial teórico sobre expressões
faciais na área de ensino. Devido a esta carência, também podemos entender esta
pesquisa de outra forma, como um movimento de caráter investigativo e exploratório
em que, para que houvesse um contexto de pesquisa, foram organizadas atividades
programadas com professores, licenciandos e alunos. Essas atividades foram
devidamente registradas e, posteriormente, investigadas, com o objetivo de explorar
quais seriam as possibilidades desse novo conhecimento. Como parte da metodologia,
manteve-se o que já é considerado nesta área: a análise das falas dos investigados;
todavia, introduziu-se um novo referencial teórico, útil para analisar expressões faciais.
Ressalta-se que, nesta pesquisa, a principal preocupação não esteve em apresentar os
resultados das análises de imagens, mas sim em evidenciar indícios de que professores
podem desenvolver um método de análise de expressões faciais que pode ser útil para o
profissional ao participar da relação professor-aluno. Para atingir esse objetivo, foi
conduzido junto a licenciandos, ou seja, na formação inicial, um curso relacionado à
observação e descrição do comportamento não verbal e também foi elaborado um
referencial para a análise de expressões faciais. Referencial este que se mostrou útil
durante a condução de um processo de aprendizado e como instrumento de análise das
evoluções de conceitos e de percepção dos professores participantes desta investigação.
Ao final da pesquisa percebeu-se que alguns dos professores já começavam a elaborar
algumas de suas ações, pautando-se na percepção que passaram a ter sobre o
comportamento não verbal de seus alunos, além de apresentarem maior consciência dos
efeitos de suas reações não verbais durante os processos de aprendizado.