Teses e Dissertações
Palavra-chave: instrumento analítico-axiológico
Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/04/2014
Esta tese apresenta uma investigação qualitativa (com análise de dados
qualiquantitativa) acerca da presença e da influência de sistemas axiológicos no
processo de formação inicial de professores de biologia, na perspectiva de
estudantes e de formadores. Após uma síntese histórico-epistemológica do
conhecimento axiológico e de um estudo referente às relações desse campo da
filosofia com o domínio educativo a partir da literatura que trata dos saberes
docentes, tornou-se possível o desenvolvimento de um instrumento
analíticoaxiológico que resultou na sistematização de uma nova axiologia,
denominada “Axiologia Relacional Pedagógica”, prefigurada sintaticamente em um
sistema valorativo. Esta conciliação teórica é apresentada como uma alternativa
para um dos problemas atuais da axiologia: a detecção metodológica dos juizos de
valor. Foram realizadas entrevistas com discentes e docentes de um curso de
licenciatura em ciências biológicas de uma Universidade pública do Estado do
Paraná (Brasil) que, após transcritas, foram analisadas a partir de uma triangulação
metodológica balizada nos aportes da Matriz (3x3) de Arruda, Lima e Passos (2011),
dos Focos da Aprendizagem Docente de Arruda, Passos e Fregolente (2012) e do
próprio instrumento analítico-axiológico desenvolvido nesta tese. Após terem sido
construídos sistemas valorativos dos participantes (formadores e licenciandos), um
sistema valorativo geral sincronizou as valorações/desvalorações detectadas entre
esses grupos, apresentando os valores/desvalores relacionais compartilhados por
eles, no âmbito da formação inicial. Os resultados mostraram que: a) há uma relação
intrínseca dos valores com a formação inicial de professores de biologia; b) os
valores funcionam como indicadores da formação docente; c) os sistemas
axiológicos dos formadores podem alterar as relações dos estudantes com o saber;
d) o instrumento analítico-axiológico possibilitou detectar e evidenciar as valorações
e as desvalorações presentes tacitamente nas falas transcritas; e) o sistema
valorativo sistematizado na tese revela o contingente axiológico de grupos de
sujeitos em um contexto determinado, e f) os valores têm implicância direta no
repertório de saberes dos docentes e discentes.