Teses e Dissertações
Palavra-chave: imagem
Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médio
Tania Aparecida da Silva Klein, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 10/06/2011
Este estudo problematiza a relação estabelecida entre os códigos imagéticos e o
processo de construção de significação do conceito de biotecnologia. A pesquisa
buscou articular os aspectos da Teoria Semiótica de Charles S. Peirce com os
fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa, no intuito de oferecer uma
ferramenta analítica na direção de identificar elementos presentes no processo de
conceituação e à produção de significados científicos. Foram analisadas leituras de
imagens e mapas conceituais sobre DNA, enzima de restrição, transgênico,
clonagem e biotecnologia de nove alunos do nível médio de ensino. Os resultados
foram analisados segundo o modelo proposto e categorizados em domínios e níveis
de significação. Os termos utilizados na produção dos aprendizes foram
categorizados em três domínios interpretativos: domínio interpretativo descritivo,
domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo. Os mapas
conceituais analisados apresentaram uma maior interação entre os domínios e
houve maior exploração da amplitude do tema da biotecnologia do que na atividade
de leitura de imagens, cujos resultados demonstraram uma maior concentração no
domínio científico. Observou-se dificuldades na construção de relações
socioculturais, éticas e ambientais com a biotecnologia, mas constatou-se que não
há uma interação dependente entre os domínios e níveis de significação, ou seja, o
percurso de conceituação evidencia-se idiossincrático. Uma reflexão em torno do
papel da imagem no discurso e no ensino de ciências também é explorada neste
trabalho e o instrumento de análise imagética proposto mostra-se eficiente para o
entendimento de como os códigos do modo da imagem convertem-se no modo
verbal escrito, ou vice-versa, e quais as implicações para o processo de
aprendizagem.