Teses e Dissertações
Palavra-chave: identidade e profissionalidade
O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas: o caso da Licenciatura em Matemática do IFG
Cleberson Pereira Arruda, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 15/03/2018
O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes,
educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na
formação inicial de professores para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em
Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás –
câmpus Goiânia. As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini;
Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática.
Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à
profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães;
Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo. Além disso, as
contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se
pensar os saberes e as práticas docentes. Em virtude da especificidade do professor
formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos
saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente.
Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio
da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e
Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua
identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática.
Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto
dessa formação.