Teses e Dissertações
Palavra-chave: ICTMA
A Modelagem Matemática a partir de um Olhar sobre os Livros do ICTMA
Bianca de Oliveira Martins, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/02/2019
Nesta dissertação, a partir de uma atitude fenomenológica, objetivamos investigar o que se
entende por modelagem matemática, a partir dos trabalhos publicados nos livros ICTMA nas
edições de 2010 a 2017. Para detalhar uma compreensão da interrogação de pesquisa dois
aspectos foram selecionados para realização do processo analítico: as ideias do texto relativas
ao que é ou o que caracteriza a modelagem matemática e a configuração de uma atividade de
modelagem matemática nos capítulos analisados. Os dados constituem-se de cinquenta e sete
textos (capítulos dos livros ICTMA), selecionados a partir da aplicação subsequente dos
critérios: os textos contemplam o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os
autores publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e apresentam e
descrevem uma atividade de modelagem matemática. O processo analítico contemplou uma
Análise Ideográfica, uma Análise Nomotética e a construção de um metatexto. A Análise
Ideográfica consistiu na identificação e descrição das Unidades de Significado nos textos para
cada um dos aspectos analíticos, já a Análise Nomotética evidenciou a convergência das
Unidades de Significado em Núcleos de Ideias e, por fim, elaboramos um metatexto
vislumbrando apresentar o que se entende por modelagem matemática nos livros ICTMA nas
edições de 2010 a 2017. No metatexto, elaboramos um diálogo entre a emergência dos
Núcleos de Ideias e aspectos da literatura da área de Modelagem Matemática na Educação
Matemática. Neste contexto, o entendimento de modelagem matemática emergiu a partir de
seis Núcleos de Ideias acerca de do que se entende por modelagem matemática e de onze
Núcleos de Ideias que detalham a configuração de atividades de modelagem matemática, os
quais possibilitaram ampliar a compreensão de modelagem, por meio dos objetivos com as
atividades, dos contextos e da forma como tais atividades são apresentadas ou foram
modeladas. Por fim, essa dissertação lança um olhar sobre o que os autores mencionam sobre
modelagem matemática e como a usam em suas diferentes práticas, concluindo que o
entendimento de modelagem matemática está atrelado ao uso das atividades de modelagem
matemática, em particular, quando o foco está no ensino e na aprendizagem da matemática ou
da modelagem matemática.