Teses e Dissertações
Palavra-chave: história e natureza da ciência
Experimentos Históricos em Ambiente Virtual: Uma Abordagem Histórico-Didática a Respeito da Teoria Eletrofraca para o Estudo de Física de Partículas no Ensino Superior
Márcia da Costa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 25/01/2019
Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem
histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações
computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem
Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe
multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações
computacionais de experimentos históricos. Pesquisas evidenciam que a História e
Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna
e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um
ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de
conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento
científico. Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações
computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de
unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma
Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca. Essa proposta
didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade
Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram observados indícios de
alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e
de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das
simulações computacionais. Foram utilizados os seguintes instrumentos para
obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e
anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da
Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa
caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas
foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração
da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática,
aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados. Com base nos
resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a
aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção
de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência. Além disso,
foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de
simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como
alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física.