Teses e Dissertações
Palavra-chave: história e filosofia da matemática
Uma abordagem histórico-filosófica na Educação Matemática: contribuições ao processo de aprendizagem em trigonometria no ensino médio
Helenara Regina Sampaio, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 27/05/2008
Esta pesquisa buscou investigar o processo de construção de uma abordagem
histórico-filosófica por meio de uma reconstrução histórica da trigonometria, na qual
realizamos a pesquisa documental tomando por base livros de História da
Matemática, especificamente os que tratam da História da trigonometria. Adotamos
uma abordagem metodológica qualitativa, tendo como um dos objetivos a
investigação da construção de uma seqüência didática, fundamentada a partir da
reconstrução histórico-filosófica do conteúdo de trigonometria, abrangendo
principalmente o estudo das funções trigonométricas, com o intuito de auxiliar o
aluno do Ensino Médio no seu aprendizado. Introduzimos uma abordagem filosófica
ao incorporarmos uma discussão axiológica, constituída por um conjunto de valores
cognitivos da Ciência, aplicados na Educação Matemática. Para contemplar os
objetivos desta pesquisa, realizamos a aplicação de uma seqüência didática,
fundamentada também pela Metodologia de Pesquisa denominada Engenharia
Didática, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR.
Concluímos que a abordagem construída mostrou-se eficaz para aprendizagem de
trigonometria, possibilitando a manifestação dos valores cognitivos da matemática
em nossa seqüência didática e sua incorporação ao conhecimento do aluno.