Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o ensino da Evolução Biológica
Edmara Silvana Jóia Zamberlan , Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 30/07/2008
O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à compreensão da evolução biológica. A apresentação de forma distorcida deste tema ao público em geral tem influenciado o seu entendimento. Alguns autores realizaram pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio, identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas. Esta forma de entendimento gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem. Foram apresentadas duas explicações para a distorção. A primeira está relacionada com visão da ciência isolada do contexto social. E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos. Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a ciência não é livre de valores. Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da distorção. A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta. Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry Laudan, para identificar tal concepção. Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados conteúdos da Biologia. Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito próxima com a evolução biológica. Apresentamos um texto de referência sobre cada assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita, implícita ou ausente nos textos didáticos. A maioria dos livros analisados não estabelece a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita. Uma discussão sobre a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a aplicação de tal proposta.
História E Filosofia Da Ciência Nos Livros Didáticos De Biologia Do Ensino Médio: Análise Do Conteúdo Sobre O Episódio Da Transformação Bacteriana E A Sua Relação Com A Descoberta Do DNA Como Material Genético
Sandra Regina Gimenez Rosa, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 30/07/2008
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a História da Ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. A proposta da inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que o livro didático é fundamental para o processo de ensino aprendizado, pois é um instrumento pelo qual os alunos são introduzidos na aprendizagem de uma disciplina científica. Portanto, devido a sua ampla utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro didático necessita ser bem estruturado. Desse modo, a nossa investigação parte do seguinte questionamento: Que tipo de história esta sendo apresentada nos livros didáticos, já que ela é um excelente recurso pedagógico? Para responder essa questão, o presente estudo buscou subsídio nas historiografias de Robert Olby, nos tipos de histórias de Ernst Mayr que privilegia a história de problemas e nas idéias do filósofo da ciência Thomas Kuhn. Com esses três referenciais teóricos foi possível realizar um estudo de caso sobre a História da Ciência nos livros didáticos. Para a realização deste estudo, analisamos nove livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e uma apostila. O assunto escolhido para a análise desta pesquisa foi o episódio da transformação bacteriana, pois este se encontra na maioria dos livros didáticos e está relacionado ao paradigma da genética molecular. A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas quais a História e a Filosofia da Ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem como o modo de sua estruturação.
História e Filosofia da Ciência nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio: análise do conteúdo sobre a origem da vida
Cecília Helena Vechiatto dos Santos, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 01/07/2006
Este estudo tem como principal objetivo analisar a história da ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. A proposta da inserção da história e filosofia da ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que, o livro didático, enquanto ferramenta acessível e utilizada tanto pelos professores quanto pelos alunos, é ainda muito útil. Portanto, devido a sua ampla utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro didático necessita ser de boa qualidade. Desse modo, as nossas investigações partem dos seguintes questionamentos: a) A história da ciência está presente nos livros didáticos, como ela está sendo apresentada? b) A forma pela qual a história da ciência aparece nos livros didáticos é considerada adequada para um ensino de boa qualidade? c) Como a história da ciência vem sendo utilizada, uma vez que ela pode ser um excelente recurso pedagógico? Para responder essas questões, o presente estudo buscou auxílio nas idéias de um filósofo da ciência Thomas Kuhn, o qual serviu de alicerce para o desenvolvimento desta pesquisa. Os subsídios que encontramos nos estudos de Kuhn foram reforçados por um estudioso em ensino de ciências, Michael Matthews. Com esses dois referenciais teóricos, Kuhn e Matthews foi possível realizar um estudo de caso sobre a história da ciência nos livros didáticos. Para a realização deste estudo de caso, analisamos 4 (quatro) livros didáticos de Biologia do ensino médio. O assunto escolhido para a análise desta pesquisa foi o problema da origem da vida, pois é um assunto que se encontra na maioria dos livros didáticos e que também aborda dois paradigmas: abiogênese e biogênese. Para esse estudo de caso, foi realizada uma associação entre as idéias dos nossos principais referenciais Kuhn e Matthews, com a reconstrução histórica do problema da origem da vida. Estas associações foram convertidas em algumas categorias, a saber: linearidade; ciência normal; paradigma; quebra-cabeça e relação teoria/experimento. A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas quais a história e a filosofia da ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem como o modo de sua estruturação.