Teses e Dissertações
Palavra-chave: história e filosofia da ciência
História E Filosofia Da Ciência Nos Livros Didáticos De Biologia Do Ensino Médio: Análise Do Conteúdo Sobre O Episódio Da Transformação Bacteriana E A Sua Relação Com A Descoberta Do DNA Como Material Genético
Sandra Regina Gimenez Rosa, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 30/07/2008
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a História da Ciência que está sendo
apresentada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. A proposta da inserção da
História e Filosofia da Ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que o livro
didático é fundamental para o processo de ensino aprendizado, pois é um instrumento
pelo qual os alunos são introduzidos na aprendizagem de uma disciplina científica.
Portanto, devido a sua ampla utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro
didático necessita ser bem estruturado. Desse modo, a nossa investigação parte do
seguinte questionamento: Que tipo de história esta sendo apresentada nos livros
didáticos, já que ela é um excelente recurso pedagógico? Para responder essa questão, o
presente estudo buscou subsídio nas historiografias de Robert Olby, nos tipos de histórias
de Ernst Mayr que privilegia a história de problemas e nas idéias do filósofo da ciência
Thomas Kuhn. Com esses três referenciais teóricos foi possível realizar um estudo de
caso sobre a História da Ciência nos livros didáticos. Para a realização deste estudo,
analisamos nove livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e uma apostila. O assunto
escolhido para a análise desta pesquisa foi o episódio da transformação bacteriana, pois
este se encontra na maioria dos livros didáticos e está relacionado ao paradigma da
genética molecular. A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas
quais a História e a Filosofia da Ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem
como o modo de sua estruturação.
História e Filosofia da Ciência nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio: análise do conteúdo sobre a origem da vida
Cecília Helena Vechiatto dos Santos, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 01/09/2006
Este estudo tem como principal objetivo analisar a história da ciência que está sendo
apresentada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. A proposta da
inserção da história e filosofia da ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no
princípio que, o livro didático, enquanto ferramenta acessível e utilizada tanto pelos
professores quanto pelos alunos, é ainda muito útil. Portanto, devido a sua ampla
utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro didático necessita ser de boa
qualidade. Desse modo, as nossas investigações partem dos seguintes
questionamentos: a) A história da ciência está presente nos livros didáticos, como
ela está sendo apresentada? b) A forma pela qual a história da ciência aparece nos
livros didáticos é considerada adequada para um ensino de boa qualidade? c) Como
a história da ciência vem sendo utilizada, uma vez que ela pode ser um excelente
recurso pedagógico? Para responder essas questões, o presente estudo buscou
auxílio nas idéias de um filósofo da ciência Thomas Kuhn, o qual serviu de alicerce
para o desenvolvimento desta pesquisa. Os subsídios que encontramos nos estudos
de Kuhn foram reforçados por um estudioso em ensino de ciências, Michael
Matthews. Com esses dois referenciais teóricos, Kuhn e Matthews foi possível
realizar um estudo de caso sobre a história da ciência nos livros didáticos. Para a
realização deste estudo de caso, analisamos 4 (quatro) livros didáticos de Biologia
do ensino médio. O assunto escolhido para a análise desta pesquisa foi o problema
da origem da vida, pois é um assunto que se encontra na maioria dos livros didáticos
e que também aborda dois paradigmas: abiogênese e biogênese. Para esse estudo
de caso, foi realizada uma associação entre as idéias dos nossos principais
referenciais Kuhn e Matthews, com a reconstrução histórica do problema da origem
da vida. Estas associações foram convertidas em algumas categorias, a saber:
linearidade; ciência normal; paradigma; quebra-cabeça e relação teoria/experimento.
A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas quais a história
e a filosofia da ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem como o
modo de sua estruturação.