Teses e Dissertações
Palavra-chave: história e filosofia da ciência
Investigações acerca da História e Filosofia da Ciência com licenciandos em Química.
Drielle Caroline Castilho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/03/2021
No contexto atual, estudos acerca da prática docente elencando aspectos históricos e filosóficos na construção do conhecimento científico para o Ensino de Ciências têm sido amplamente discutidos, uma vez que os docentes tendem a reproduzir visões reducionistas acerca da ciência devido à escassez metodológica e epistemológica em sua Formação Inicial, impedindo um ensino contextualista. Considerando uma abordagem que incorpore esses aspectos para a compreensão da ciência de modo humanizado, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) com licenciandos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da UEL. Para isso, realizamos um levantamento teórico que permitiu a delimitação do tema, construção das questões de pesquisa, planejamento metodológico, coleta e análise dos dados, proposta de unidade didática e, por fim, análises e inferências. Por meio de uma análise curricular, constatamos que o curso oferece a possibilidade de exploração da HFC em algumas disciplinas. A partir de um questionário prévio semiestruturado, buscamos analisar como a abordagem tem sido contemplada no curso. A fim de enriquecermos esta investigação, realizamos a aplicação de uma unidade didática para os licenciandos com o propósito de potencializar as discussões a respeito da natureza do conhecimento científico. A análise de dados obtidos durante todo o processo evidenciou relações estabelecidas entre o desenvolvimento da ciência com valores culturais, sociais, históricos nos permitindo observar indícios de aprendizagem acerca da HFC atreladas ao contexto escolar. A importância da incorporação da HFC na Formação Inicial reflete em uma prática docente mais ampla, promovendo um ensino de Química mais humanizado capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento científico em um caráter processual e crítico.
A percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses sobre o Ensino da Natureza da Ciência nas salas de aula da Educação Básica
Anderson Camatari Vilas Boas, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 26/02/2018
Esta tese, de cunho qualitativo, buscou evidenciar a percepção de pesquisadores brasileiros e
portugueses a respeito de como ocorre, ou por quais motivos não ocorre, o ensino da Natureza
da Ciência (NdC) nas salas de aula do Ensino Fundamental e Ensino Médio brasileiras, e nas
salas de aula do Ensino Básico e Ensino Secundário portuguesas. O objeto de estudo foram
vinte entrevistas audiogravadas com pesquisadores, sendo: trezes brasileiros, líderes de
grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, da área de Ensino de Ciências e com linhas de
pesquisa em História e Filosofia da Ciência (HFC) ou NdC; e sete portugueses, docentes
universitários com experiência em formação de professores e com publicações que relacionam
História da Ciência (HC), ou HFC, ou NdC ao ensino. As entrevistas foram transcritas e
analisadas segundo a metodologia da Análise Textual Discursiva, de forma independente para
cada contexto, brasileiro e português. Os resultados mostram, em primeiro lugar, que tanto no
Brasil quanto em Portugal, de acordo com percepção dos pesquisadores entrevistados, a NdC
não é discutida pelos professores em suas salas de aula, salvo em alguns casos raros e
pontuais, quase sempre relacionados com a participação de estudantes ou pesquisadores da
universidade. Em segundo lugar, para esses casos em que a NdC é ensinada, ela é abordada de
cinco maneiras no contexto brasileiro: via relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS),
pelo uso de HC ou HFC, por meio de atividades práticas, pelo método do ensino por
investigação, por atividades de modelagem, ou via atividades de divulgação científica; e é
abordada de três maneiras no contexto português: enfatizando aspectos interdisciplinares das
ciências, pelo método do ensino por investigação, ou pelo uso da HC. Em terceiro lugar, para
os casos (mais comuns) em que não ocorre o ensino da NdC nas salas de aula, a despeito das
diferenças entre os contextos educacionais brasileiro e português, as causas apontadas pelos
pesquisadores entrevistados foram semelhantes: os professores não têm tempo para isso, pois
estão sobrecarregados pelas burocracias da rotina escolar diária e por conta das exigências do
currículo (com muitos conteúdos e pouca carga horária de aulas) e do sistema educacional
(por vezes muito invasivo e determinista em suas cobranças sobre o professor, e com sistemas
de avaliação que induzem à preferência por determinados conteúdos em detrimento de outros
como a NdC); ou não há materiais didáticos com discussões sobre NdC disponíveis para os
professores, ou quando há, são de qualidade duvidosa ou de difícil interpretação e uso pelos
professores; os cursos de formação docente ou não proveram os professores com o necessário
para que pudessem ensinar sobre a NdC, ou fizeram tais discussões de forma muito
superficial; e a universidade não se articula com a escola tanto quanto poderia, por meio de
projetos ou ações de pesquisa de mais longo prazo, limitando-se a ações pontuais que pouco
impactam na realidade escolar.
Uma Abordagem Histórico-didática com Auxílio de Multimídias para o Ensino de Partículas Elementares no Ensino Médio
Marcia da Costa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/03/2015
Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito
de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas
evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física
Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico.
Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o
estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que
levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar
possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da
Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta
de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela
pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como
instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho
interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos
temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas
Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados,
construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos
resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de
conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes
a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem
Significativa.
Matematização e Ensino de Física: uma discussão de noções docentes
Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 10/02/2014
Este trabalho procura investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino
segundo professores de Física. Estudos evidenciam que noções de História e
Filosofia da Ciência são importantes para a formação do professor. Dessa forma,
procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de tais
noções na estruturação do conceito de matematização, o papel desempenhado pela
Matemática no ensino de Física e seus desdobramentos. Para isso, os referenciais
teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da História
e Filosofia da Ciência, formação do professor e dos saberes necessários para
ensinar e as discussões epistemológicas a respeito do processo de matematização
na construção do conhecimento físico. A análise de conteúdo foi escolhida como o
instrumento de análise dos dados desta investigação. A pesquisa é qualitativa de
cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico
relativo aos temas estudados; uma síntese histórica do processo de matematização
do pêndulo simples, a fim de exemplificar um conteúdo matematizado; a construção
do instrumento de coleta de dados (questionário aberto); a coleta de dados, na qual
dez professores que lecionam disciplinas de Física responderam ao questionário; a
análise desses questionários, que resultou na estruturação de unidades temáticas
que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização e do papel
da Matemática no ensino de Física.
O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
Viviane Loiola da Visitação, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 02/09/2013
Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da
ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam. Assim, para o
desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da
construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick,
presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional
do Livro Didático (PNLD) de 2012. É comum a afirmação de que muitas vezes
as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma
compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice).
Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva
(2010) e Zamberlan e Silva (2011), os quais apontam para a exploração das
potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos. Com
isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias,
alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas
perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim
como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas. Com a
análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos
de biologia PNLD/2012 apresentarem informações importantes acerca desse
episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções
inapropriadas de NdC.
Mendel: Pai da Genética ou um membro de uma tradição de pesquisa?
Fernando Gianetti Fiorin, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 18/12/2012
Os atuais livros didáticos apresentam, como parte importante do capítulo que lida
com o conteúdo de Genética, a história de Johann Gregor Mendel. Considerado o
―pai da genética‖, Mendel sempre é apresentado como um monge solitário,
vivendo em um mosteiro enclausurado e interessado por algo que hoje é
largamente debatido: a resposta para o funcionamento do mecanismo da
hereditariedade. Alguns filósofos e historiadores da ciência vêm debatendo essa
questão e defendendo que o Mendel apresentado nos livros didáticos não
corresponde ao mesmo Mendel histórico, representado por seu próprio trabalho e
por biografias históricas sobre o mesmo. Visto que, ao analisarmos o fato de que
este cientista fazia parte de uma tradição de pesquisa, aquilo que os livros de
genética e livros didáticos trazem como seus interesses não condizem com uma
apuração. Pretendemos demonstrar que ao apresentar uma história que não
condiz com a historiografia que apontamos em nosso trabalho, os autores de livros
didáticos interferem na compreensão do funcionamento da produção científica e,
portanto, da Natureza da Ciência.
A natureza da ciência no ensino de ciências conforme artigos publicados em periódicos nacionais e o seu ensino por meio de narrativas históricas
Anderson Vilas-Boas, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 22/06/2012
Com o estabelecimento do campo disciplinar História e Filosofia da Ciência (HFC) na
década de 1960, acalentaram-se discussões a respeito da inserção da história da
ciência no ensino de ciências, bem como da importância de se ensinar sobre o que
veio a ser chamado posteriormente de Natureza da Ciência (NdC). Após mostrar que
existe uma demanda de discussões sobre NdC no Ensino de Ciências e que esta
demanda pode ser sanada por meio de estudos de HFC, são apresentados alguns
conceitos de HFC. Em seguida é descrito o levantamento bibliográfico que foi feito
em periódicos nacionais resultando na distinção de 18 categorias que representam
temas gerais que podem conduzir pesquisas a respeito da NdC no ensino de
ciências, muitas destas intrinsecamente relacionadas com a HFC. Buscando esboçar
uma resposta para a questão "de que modo efetivamente poderia ocorrer, como
desejado pelos teóricos do ensino de ciências, uma compreensão de NdC a partir de
HFC?", é apresentado o artigo de Alcchin (2003), que fornece uma interessante
ferramenta que permite que aspectos da NdC possam ser ensinados a partir de
qualquer tipo de narrativa histórica da ciência presente em materiais didáticos
(mesmo as de qualidade duvidosa); e o artigo de Ribeiro & Martins (2007), que
fornece uma ferramenta que possibilita a inferência dos efeitos que tais narrativas
terão sobre os alunos a partir de como elas se apresentam no material didático; que
juntos complementam-se, formando um instrumento potencialmente promissor no
que diz respeito à abordagem da NdC nas salas de aula de ciências a partir da
história da ciência (geralmente de má qualidade, conforme aponta uma extensa
literatura da área) presente nos materiais didáticos atualmente disponíveis. A
pesquisa que resultou neste ensaio dissertativo é uma continuidade de uma série de
orientações programáticas cujas discussões visam problematizar e com isso
esclarecer o papel da NdC e da HFC no Ensino de Ciências, e sua contribuição se
dá no sentido de oferecer-se como suporte para futuras pesquisas a serem
desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do qual seu autor faz parte.
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 07/04/2010
Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de
evolução biológica, em diferentes partes do mundo. Além de problemas na compreensão
desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que
muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a
compreensão dos fenômenos evolutivos. Diante dessa problemática e reconhecendo o
papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta
intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e
compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a
partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática
que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?”. Na busca
por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo
aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais
etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do
Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise
da mesma.
As Dificuldades da Contextualização pela História da Ciência no Ensino de Biologia: o episódio da dupla-hélice do DNA
Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 11/08/2009
O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da
utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro
ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se
existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História
e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta
contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que
contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições
para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a
satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta
proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da
dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da
Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém
os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados
quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.
Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o ensino da Evolução Biológica
Edmara Silvana Jóia Zamberlan , Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 30/07/2008
O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à
compreensão da evolução biológica. A apresentação de forma distorcida deste tema ao
público em geral tem influenciado o seu entendimento. Alguns autores realizaram
pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio,
identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas. Esta forma de entendimento
gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem. Foram
apresentadas duas explicações para a distorção. A primeira está relacionada com visão
da ciência isolada do contexto social. E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no
ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema
central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos.
Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a
ciência não é livre de valores. Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a
evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da
distorção. A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta.
Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry
Laudan, para identificar tal concepção. Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do
Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados
conteúdos da Biologia. Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição
interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito
próxima com a evolução biológica. Apresentamos um texto de referência sobre cada
assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita,
implícita ou ausente nos textos didáticos. A maioria dos livros analisados não estabelece
a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita. Uma discussão sobre
a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a
aplicação de tal proposta.