Investigações acerca da História e Filosofia da Ciência com licenciandos em Química.
Drielle Caroline Castilho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/03/2021
No contexto atual, estudos acerca da prática docente elencando aspectos históricos e filosóficos na construção do conhecimento científico para o Ensino de Ciências têm sido amplamente discutidos, uma vez que os docentes tendem a reproduzir visões reducionistas acerca da ciência devido à escassez metodológica e epistemológica em sua Formação Inicial, impedindo um ensino contextualista. Considerando uma abordagem que incorpore esses aspectos para a compreensão da ciência de modo humanizado, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) com licenciandos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da UEL. Para isso, realizamos um levantamento teórico que permitiu a delimitação do tema, construção das questões de pesquisa, planejamento metodológico, coleta e análise dos dados, proposta de unidade didática e, por fim, análises e inferências. Por meio de uma análise curricular, constatamos que o curso oferece a possibilidade de exploração da HFC em algumas disciplinas. A partir de um questionário prévio semiestruturado, buscamos analisar como a abordagem tem sido contemplada no curso. A fim de enriquecermos esta investigação, realizamos a aplicação de uma unidade didática para os licenciandos com o propósito de potencializar as discussões a respeito da natureza do conhecimento científico. A análise de dados obtidos durante todo o processo evidenciou relações estabelecidas entre o desenvolvimento da ciência com valores culturais, sociais, históricos nos permitindo observar indícios de aprendizagem acerca da HFC atreladas ao contexto escolar. A importância da incorporação da HFC na Formação Inicial reflete em uma prática docente mais ampla, promovendo um ensino de Química mais humanizado capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento científico em um caráter processual e crítico.
A percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses sobre o Ensino da Natureza da Ciência nas salas de aula da Educação Básica
Anderson Camatari Vilas Boas, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 26/02/2018
Esta tese, de cunho qualitativo, buscou evidenciar a percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses a respeito de como ocorre, ou por quais motivos não ocorre, o ensino da Natureza da Ciência (NdC) nas salas de aula do Ensino Fundamental e Ensino Médio brasileiras, e nas salas de aula do Ensino Básico e Ensino Secundário portuguesas. O objeto de estudo foram vinte entrevistas audiogravadas com pesquisadores, sendo: trezes brasileiros, líderes de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, da área de Ensino de Ciências e com linhas de pesquisa em História e Filosofia da Ciência (HFC) ou NdC; e sete portugueses, docentes universitários com experiência em formação de professores e com publicações que relacionam História da Ciência (HC), ou HFC, ou NdC ao ensino. As entrevistas foram transcritas e analisadas segundo a metodologia da Análise Textual Discursiva, de forma independente para cada contexto, brasileiro e português. Os resultados mostram, em primeiro lugar, que tanto no Brasil quanto em Portugal, de acordo com percepção dos pesquisadores entrevistados, a NdC não é discutida pelos professores em suas salas de aula, salvo em alguns casos raros e pontuais, quase sempre relacionados com a participação de estudantes ou pesquisadores da universidade. Em segundo lugar, para esses casos em que a NdC é ensinada, ela é abordada de cinco maneiras no contexto brasileiro: via relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), pelo uso de HC ou HFC, por meio de atividades práticas, pelo método do ensino por investigação, por atividades de modelagem, ou via atividades de divulgação científica; e é abordada de três maneiras no contexto português: enfatizando aspectos interdisciplinares das ciências, pelo método do ensino por investigação, ou pelo uso da HC. Em terceiro lugar, para os casos (mais comuns) em que não ocorre o ensino da NdC nas salas de aula, a despeito das diferenças entre os contextos educacionais brasileiro e português, as causas apontadas pelos pesquisadores entrevistados foram semelhantes: os professores não têm tempo para isso, pois estão sobrecarregados pelas burocracias da rotina escolar diária e por conta das exigências do currículo (com muitos conteúdos e pouca carga horária de aulas) e do sistema educacional (por vezes muito invasivo e determinista em suas cobranças sobre o professor, e com sistemas de avaliação que induzem à preferência por determinados conteúdos em detrimento de outros como a NdC); ou não há materiais didáticos com discussões sobre NdC disponíveis para os professores, ou quando há, são de qualidade duvidosa ou de difícil interpretação e uso pelos professores; os cursos de formação docente ou não proveram os professores com o necessário para que pudessem ensinar sobre a NdC, ou fizeram tais discussões de forma muito superficial; e a universidade não se articula com a escola tanto quanto poderia, por meio de projetos ou ações de pesquisa de mais longo prazo, limitando-se a ações pontuais que pouco impactam na realidade escolar.
Uma Abordagem Histórico-didática com Auxílio de Multimídias para o Ensino de Partículas Elementares no Ensino Médio
Marcia da Costa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/03/2015
Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa.
Matematização e Ensino de Física: uma discussão de noções docentes
Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 10/02/2014
Este trabalho procura investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino segundo professores de Física. Estudos evidenciam que noções de História e Filosofia da Ciência são importantes para a formação do professor. Dessa forma, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de tais noções na estruturação do conceito de matematização, o papel desempenhado pela Matemática no ensino de Física e seus desdobramentos. Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da História e Filosofia da Ciência, formação do professor e dos saberes necessários para ensinar e as discussões epistemológicas a respeito do processo de matematização na construção do conhecimento físico. A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação. A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; uma síntese histórica do processo de matematização do pêndulo simples, a fim de exemplificar um conteúdo matematizado; a construção do instrumento de coleta de dados (questionário aberto); a coleta de dados, na qual dez professores que lecionam disciplinas de Física responderam ao questionário; a análise desses questionários, que resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização e do papel da Matemática no ensino de Física.
Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros didáticos de Física do Ensino Médio
Ana Aline de Medeiros, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 18/02/2022
Partimos do pressuposto, neste trabalho, de que a História e Filosofia da Ciência (HFC) deve ser um instrumento de análise conceitual bastante útil para o ensino de física. Portanto, nos propomos a investigar se há correspondência na relação entre o Galileu reconstruído historiograficamente a partir dos escritos de Alexandre Koyré e o Galileu apresentado em alguns livros didáticos de física. O nosso objetivo foi interpretar essa relação nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados no PNLD/2012. Para isso, elaboramos quatro categorias que nos possibilitaram verificar de modo pontual os aspectos nos quais há e nos quais não há correspondência da referida relação, sendo elas: experiência; experimento mental; uso da matemática; e método científico. Verificamos que pelo menos uma obra didática corresponde à narrativa historiográfica do nosso referencial. No entanto, pressupomos que um dos fatores que faz com que não haja correspondência seja a inexistência de fontes historiográficas como referências nos textos das obras; outro fator que pode ser evidenciado é a elaboração de conceitos e teorias inventadas pelos próprios autores. Verificamos que estes podem ser fatores pelos quais ainda existe dificuldade de programar a proposta de HFC. Acreditamos, portanto, que o estudo de fontes historiográficas aliada aos conteúdos científicos pode contribuir de forma positiva e significativa para a implementação da proposta de HFC no ensino de física.
O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
Viviane Loiola da Visitação, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 12/09/2013
Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam. Assim, para o desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick, presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. É comum a afirmação de que muitas vezes as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice). Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva (2010) e Zamberlan e Silva (2011), os quais apontam para a exploração das potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos. Com isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias, alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas. Com a análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos de biologia PNLD/2012 apresentarem informações importantes acerca desse episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções inapropriadas de NdC.
Mendel: Pai da Genética ou um membro de uma tradição de pesquisa?
Fernando Gianetti Fiorin, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 18/01/2013
Os atuais livros didáticos apresentam, como parte importante do capítulo que lida com o conteúdo de Genética, a história de Johann Gregor Mendel. Considerado o ―pai da genética‖, Mendel sempre é apresentado como um monge solitário, vivendo em um mosteiro enclausurado e interessado por algo que hoje é largamente debatido: a resposta para o funcionamento do mecanismo da hereditariedade. Alguns filósofos e historiadores da ciência vêm debatendo essa questão e defendendo que o Mendel apresentado nos livros didáticos não corresponde ao mesmo Mendel histórico, representado por seu próprio trabalho e por biografias históricas sobre o mesmo. Visto que, ao analisarmos o fato de que este cientista fazia parte de uma tradição de pesquisa, aquilo que os livros de genética e livros didáticos trazem como seus interesses não condizem com uma apuração. Pretendemos demonstrar que ao apresentar uma história que não condiz com a historiografia que apontamos em nosso trabalho, os autores de livros didáticos interferem na compreensão do funcionamento da produção científica e, portanto, da Natureza da Ciência.
A natureza da ciência no ensino de ciências conforme artigos publicados em periódicos nacionais e o seu ensino por meio de narrativas históricas
Anderson Vilas-Boas, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 22/06/2012
Com o estabelecimento do campo disciplinar História e Filosofia da Ciência (HFC) na década de 1960, acalentaram-se discussões a respeito da inserção da história da ciência no ensino de ciências, bem como da importância de se ensinar sobre o que veio a ser chamado posteriormente de Natureza da Ciência (NdC). Após mostrar que existe uma demanda de discussões sobre NdC no Ensino de Ciências e que esta demanda pode ser sanada por meio de estudos de HFC, são apresentados alguns conceitos de HFC. Em seguida é descrito o levantamento bibliográfico que foi feito em periódicos nacionais resultando na distinção de 18 categorias que representam temas gerais que podem conduzir pesquisas a respeito da NdC no ensino de ciências, muitas destas intrinsecamente relacionadas com a HFC. Buscando esboçar uma resposta para a questão "de que modo efetivamente poderia ocorrer, como desejado pelos teóricos do ensino de ciências, uma compreensão de NdC a partir de HFC?", é apresentado o artigo de Alcchin (2003), que fornece uma interessante ferramenta que permite que aspectos da NdC possam ser ensinados a partir de qualquer tipo de narrativa histórica da ciência presente em materiais didáticos (mesmo as de qualidade duvidosa); e o artigo de Ribeiro & Martins (2007), que fornece uma ferramenta que possibilita a inferência dos efeitos que tais narrativas terão sobre os alunos a partir de como elas se apresentam no material didático; que juntos complementam-se, formando um instrumento potencialmente promissor no que diz respeito à abordagem da NdC nas salas de aula de ciências a partir da história da ciência (geralmente de má qualidade, conforme aponta uma extensa literatura da área) presente nos materiais didáticos atualmente disponíveis. A pesquisa que resultou neste ensaio dissertativo é uma continuidade de uma série de orientações programáticas cujas discussões visam problematizar e com isso esclarecer o papel da NdC e da HFC no Ensino de Ciências, e sua contribuição se dá no sentido de oferecer-se como suporte para futuras pesquisas a serem desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do qual seu autor faz parte.
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 07/04/2010
Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo. Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos. Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?”. Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesma.
As Dificuldades da Contextualização pela História da Ciência no Ensino de Biologia: o episódio da dupla-hélice do DNA
Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 11/08/2009
O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.