Teses e Dissertações
Palavra-chave: grupo
Dificuldades de estudantes de Licenciatura em Matemática na compreensão de conceitos de grupos e/ou isomorfismo de grupos
Henrique Rizek Elias, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 16/02/2012
A presente pesquisa teve como objetivo identificar e interpretar dificuldades
apresentadas por estudantes de licenciatura e bacharelado em Matemática da
Universidade Estadual de Londrina na compreensão de conceitos de grupo e/ou
isomorfismo de grupos. Embasados em teóricos como Dubinsky et al. (1994),
Dubinsky (2002), Brown et al. (1997) e Lajoie (2000), elaboramos um roteiro com
algumas perguntas e realizamos entrevistas semiestruturadas com oito estudantes
que já haviam estudado os conceitos. Essas entrevistas nos forneceram dados que,
a partir das respostas incorretas dadas pelos estudantes, nos permitiram identificar
dificuldades na compreensão de conceitos de grupo e/ou isomorfismo de grupos.
Uma vez que o entendimento de alguns desses conceitos da Álgebra Abstrata exige
um pensamento matemático avançado, fundamentamo-nos para interpretar as
dificuldades encontradas, essencialmente, na teoria APOS, de Ed Dubinsky,
identificando a concepção (ação, processo, objeto) dos estudantes, e na teoria da
reificação, de Anna Sfard. Das análises, pudemos identificar vinte e nove
dificuldades manifestadas, as quais evidenciam, entre outras coisas, que estudantes
participantes apresentam dificuldades com conceitos prévios, como dificuldade em
lidar com conjuntos diversos, que não somente os conjuntos numéricos, ou
dificuldades com relação à definição de função, e que alguns ainda permanecem
com um pensamento matemático elementar, no sentido de Tall (1995, 2002),
mostrando que ainda não se desprenderam de um padrão de imitar soluções do qual
estavam acostumados.
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de Matemática sobre o conceito de grupo
Christian James de Castro Bussmann, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 27/08/2009
Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são
mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na
resolução de um conjunto de problemas. Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes
da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de
problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para
a análise dos registros escritos. Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos
que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem
como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no
desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas.
Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua
grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente
em algumas questões. As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve
destaque para a interiorização e a condensação.