Teses e Dissertações
Palavra-chave: governamentalidade
A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar: uma análise na perspectiva foucaultiana
Débora Ferreira da Silva, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 19/07/2017
A presente tese teve como objetivos analisar, a partir dos enunciados dispersos nos
documentos oficiais que compõem o corpus do trabalho, quais as condições de
possibilidade para que o movimento de normalização/integração escolar perdesse
força e desse lugar ao movimento de inclusão escolar no Brasil, dando destaque à
deficiência visual; apontar como o processo de inclusão escolar, construído a partir
de uma governamentalidade neoliberal, tem se caracterizado como imperativo de
Estado e atuado como estratégia educacional e de mercado; e analisar o modo
como os alunos com deficiência, mais especificamente os alunos com deficiência
visual, tem sido caracterizados e posicionados nas recorrências discursivas dos
documentos oficiais nacionais e internacionais. A partir da análise do corpus, duas
questões apresentaram maior destaque: 1) O processo de inclusão escolar não é
mais operado por opção, seja das famílias, das escolas ou dos próprios órgãos
gestores destas políticas; ao se tornarem imperativas, tais políticas passam a ser
operadas por uma questão de obrigatoriedade legal. Nessa perspectiva, todas as
crianças devem ser matriculadas em escolas regulares, tenham elas deficiências ou
não, e cabe às escolas, à comunidade e ao Estado se organizarem para a
efetivação desse processo. 2) As práticas inclusivas, instituídas com esses
documentos, proclamam a operação da governamentalidade neoliberal para a
constituição de sujeitos capazes de participar do jogo econômico. Para tanto, é
preciso que esses sujeitos desenvolvam determinadas habilidades e competências e
tenham determinados modos de comportamento, possibilitando que a seguridade de
todos seja mantida. Ao fim do trabalho, considerou-se dar continuidade à pesquisa a
partir do desenvolvimento do dispositivo de cegagem, relacionando os elementos
heterogêneos que o compõem.