Teses e Dissertações
Palavra-chave: gesticulação
Interpretação das gesticulações dos estudantes no laboratório de química baseada na semiótica de Peirce
Wanda Naves Cocco Salvadego, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 08/05/2015
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com estudantes
do ensino médio Técnico em Química, do segundo e terceiro ciclo do Ensino
Subsequente com o objetivo de interpretar os sentidos das gesticulações dos
estudantes no laboratório de química quando estes realizam um experimento. Pelos
pressupostos baseados na multimodalidade representacional, o laboratório é um
espaço instrucional que fornece condições para a produção da acepção dos
conceitos. O objetivo do uso do laboratório didático na aprendizagem científica
justifica-se segundo uma dimensão cognitivista. Pode-se dizer muito das atividades
dos estudantes em aulas experimentais. As gesticulações dos estudantes auxiliam
na elaboração de significados, permitindo a expansão de sentidos, e, se
consideradas dentro do processo semiótico como signos, podem ser estudadas e
analisadas. Como o foco desta investigação se volta para as atividades empíricas,
as ações para nós têm maior importância do que os gestos. As ações podem ser
pensadas como uma composição temporal de gestos fragmentados que se
interligam e dirigem para um determinado fim. Logo, a gesticulação antes de ser
comunicativa é primeiramente expressiva, o que significa dizer que são signos de
natureza deliberadamente não intencionais na relação emissor e receptor. A
pesquisa foi realizada com base em atividade pedagógica de experimentações em
físico-química e as gesticulações dos estudantes, os signos por nós analisados,
estão baseados numa leitura da Teoria semiótica de Peirce. Do ponto de vista da
importância pedagógica, a gesticulação sintetiza duas dimensões a serem
atendidas: uma cognitiva, tendo em vista seu papel auxiliar na construção do
pensamento e elaboração do significado do aprendiz do que está sendo estudado;
outra dimensão, de interesse deste trabalho, de natureza avaliativa processual, visto
se constituir em uma linguagem que permite ao professor apreciar o significado do
conhecimento do que está sendo construído pelo estudante. Os resultados indicam
a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que
avaliamos nesta tese para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em
laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetiva.