Teses e Dissertações
Palavra-chave: gestão do ensino e da aprendizagem
Formação inicial : o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas
Virginia Iara de Andrade Maistro, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/08/2012
Esta tese consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo foi
analisar os discursos de cinco acadêmicos que optaram pela Licenciatura em Ciências
Biológicas de uma universidade pública do Paraná, em 2009 e 2010, buscando entender como
lidavam com a questão de ser professor e como enfrentaram os desafios da prática docente.
Procuramos compreender, ainda, que relações estabeleceram com o estágio, o que sentiram e
no que acreditavam em termos de valores, levantando alguns indicativos sobre como evolui
sua relação com o conteúdo, ensino e aprendizagem. Para tanto, testamos a Matriz 3x3
proposta por Arruda; Lima e Passos (2011), visando ao estudo de seu potencial e à
delimitação das condições de sua aplicação. Os dados vieram de entrevistas áudio gravadas,
realizadas em quatro momentos, organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, que
consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber
(Charlot, 2005) em um sistema didático (Chevallard, 2005), e que mostrou as relações de cada
acadêmico com o estágio e os sentidos que ele suscitava. Para a análise dos dados, utilizamos
os estudos sobre “Análise textual discursiva”, de Moraes (2003), cuja categorização baseou-se
em Travaglia (1991). Os resultados sugerem que esta pesquisa avançou quanto ao provocar
discussões sobre a importância da experiência inicial para a docência, uma vez que os dados
nos mostram que a maioria dos acadêmicos realiza a habilitação para a Licenciatura, mas não
a quer para seu futuro. O uso da Matriz 3x3 possibilitou a compreensão do estágio, segundo a
visão dos acadêmicos com a acomodação das falas e a ampliação das “Relações de Saber”, o
que permitiu o conhecimento sobre os significados que tinham sobre o estágio para a
docência. Durante a prática, os estudantes externaram preocupação, principalmente, com
aspectos técnicos da gestão do ensino e com sua atuação, não demonstrando grande
envolvimento com a aprendizagem propriamente dita, acerca dos aspectos epistemológicos e
pessoais. Quanto à relação social com o aprender, alguns demonstraram preocupação
relacionada a passar valores e ética, a suprir a falta familiar, para que consigam ensinar e
gerenciar a sala de aula. Consideramos que os acadêmicos mantêm-se, principalmente, na
coluna 2 da Matriz 3x3, por terem avançado quanto à experiência docente, conquanto suas
referências ainda se encontrem no entendimento comum. Embora as preocupações centrem-se
mais na sua prática, não se registrou a presença, em suas reflexões, dos saberes da formação
que são de responsabilidade da universidade, os conhecimentos da Filosofia da Educação, da
Psicologia e da produção acadêmica.