A formação do professor de Física no contexto do PIBID: os saberes e as relações
Thomas Barbosa Fejolo, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 25/02/2013
A presente investigação focalizou a formação do professor de Física no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A equipe analisada pela pesquisa foi composta por dois estudantes de licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina e um professor de Física da Rede Estadual de Ensino. Para fins de organização e interpretação das informações coletadas utilizaram-se os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo. Tendo em vista a interação desta equipe buscamos pesquisar: 1) os tipos de saberes que o professor comunicou aos estudantes de licenciatura durante a atividade de supervisão. Para isso utilizamos vinte e três categorias a priori, provenientes da teoria de Gauthier et al. (1998). Tais categorias compõem um reservatório de saberes que cada professor mobiliza em suas ações: os saberes da gestão de classe e da gestão de conteúdo; e 2) As relações com o saberes estabelecidas pelos estudantes de licenciatura. Para este propósito utilizamos as nove categorias de relações com o saber de Arruda et al. (2011). Como resultados de pesquisa esta dissertação destaca: 1) os saberes experienciais compartilhados pelo supervisor durante sua ação, com detalhes sobre os tipos mais presentes em sua comunicação – saber sobre o “Planejamento dos conteúdos de aprendizagem”, sobre o “Planejamento das atividades de aprendizagem”, sobre o “Planejamento do ambiente educativo” e sobre “Ensino Explícito”; e 2) o processo de construção, pelos estudantes de licenciatura, de determinados tipos de saberes – saber sobre o conteúdo, sobre o planejamento e avaliação do ensino, saber sobre a identidade profissional, sobre a indisciplina dos alunos, saber sobre a reflexão docente, entre outros.