Teses e Dissertações
Palavra-chave: geometria
Aprender Geometria em práticas de Modelagem Matemática: uma compreensão fenomenológica
Dirceu dos Santos Brito, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 06/03/2018
Este trabalho apresenta uma investigação, segundo a perspectiva fenomenológica, da
questão: como os estudantes aprendem geometria em práticas de Modelagem
Matemática? Para responder a esta questão, foram desenvolvidas três práticas de
Modelagem Matemática com estudantes do 7º do Ensino Fundamental de uma escola
pública de Londrina. Essas práticas foram filmadas e relatos escritos, dizendo como
perceberam sua aprendizagem, também foram produzidos pelos estudantes. Esses dois
tipos de registros, filmagens e relatos, foram organizados, respectivamente, em Cenas
Significativas e em Unidades de Discurso, os quais, mediante reduções sucessivas,
convergiram para 12 invariantes: Momentos Significativos, Percepções do Início da
Aprendizagem, Aspectos Contextuais da Prática de MM, Razões que Sustentam a
Aprendizagem, Obstáculos e Dificuldades, Investigação e Aprendizagem, Percepções
do Eu, Participação do Outro, O Professor e o Ensino, Modos de Expressar
Compreensões, Percepções da Geometria na Prática de MM, Percepções Acerca do
Tema Investigado. Em mais uma redução, esses 12 invariantes convergiram para 4
Núcleos de Ideias que respondem à interrogação de pesquisa. Esses Núcleos, que dizem
dos modos como a aprendizagem da geometria se dá em práticas de Modelagem
Matemática, são: Temporalidade e Constituição da Aprendizagem; Modos de Proceder
e Abertura à Aprendizagem; Vivência da Relação Eu/Outro/Nós na Aprendizagem e
Vivência da Relação Geometria/Tema na Aprendizagem.
Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
Edelaine Cristina de Andrade, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 15/02/2011
No presente estudo, investigamos as percepções referentes ao método
demonstrativo de Euclides quanto à primeira Proposição – da obra Os
Elementos – na ótica de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio
de uma escola estadual do norte do Paraná. Para isso, realizamos uma
pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de
compreender como os conceitos da geometria demonstrativa eram
recepcionados neste contexto didático. O referencial investigativo adotado foi a
análise textual discursiva, a partir da qual foi possível constituir uma base de
dados, ou seja, o corpus. A principal questão que norteou esta pesquisa foi: De
que modo os alunos compreenderam a proposta que lhes mostrou o método
demonstrativo euclidiano referente à primeira Proposição? Nesta pesquisa
mostramos um breve histórico da geometria grega; tecemos alguns
comentários sobre o método axiomático; apresentamos duas propostas por nós
sugeridas para a intervenção didática; realizamos um estudo buscando
algumas causas que justificassem a ausência ou o pouco estudo da geometria
demonstrativa nas salas de aula, e conseguimos no decorrer de nosso
trabalho, identificar três delas: o abandono da geometria no período do
Movimento da Matemática Moderna; a formação dos professores e a
supressão da demonstração geométrica nos livros didáticos. Esses estudos
iniciais nos proporcionaram inspirações, compreensão e entendimento para a
conjectura dessa intervenção em busca das percepções dos alunos a respeito
da demonstração da Proposição I. A investigação realizada evidenciou que,
para os participantes da pesquisa, a demonstração euclidiana fica mais
evidente tendo em mãos a figura geométrica que a representa e que mesmo
faltando vocabulário, os participantes conseguiram avançar no raciocínio
geométrico.
Construção do Conceito de Área e Perímetro: uma sequência didática com auxílio de software de Geometria Dinâmica
Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Profª. Drª. Marie-Claire Ribeiro Póla
Data da defesa: 27/03/2004
Este estudo propõe uma engenharia didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo
de verificar se o software Cabri-Géomètre II contribui para a construção de conceitos de geometria.
O estudo está fundamentado na Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida na escola francesa por
Guy Brousseau. De acordo com as fases da engenharia didática, neste trabalho são apresentados um
panorama sobre o ensino de Geometria nos últimos anos e alguns aspectos da informática
relacionados ao ensino. Apresenta-se também um estudo de alguns elementos que participam da
transposição didática, como os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, a Proposta Curricular do
Estado do Paraná, algumas concepções de professores do Ensino Fundamental, análise de alguns
livros didáticos e de anais de congressos nacionais, a fim de verificar como a geometria está sendo
tratada. Apresenta-se, ainda, o resultado de uma sondagem feita por meio de um pré-teste, para
saber como os alunos que já concluíram o Ensino Fundamental resolvem questões sobre os
conceitos de “área e perímetro”. Na análise a priori, foram elaboradas as atividades e analisados
seus aspectos matemáticos e didáticos. Essas atividades compõem a sequência didática que foi
aplicada a alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Apucarana –
Paraná, que tiveram um baixo desempenho no pré-teste. Na análise a posteriori, as produções dos
alunos e seus relatos confirmam as expectativas expressadas na análise a priori, ou seja, revelam
que o enfoque computacional por meio do software Cabri-Géomètre II pode ser indicado como um
alternativa para a realização do ensino de geometria, pois ele contribui significativamente para a
construção dos conceitos de “área e perímetro”.