Teses e Dissertações
Palavra-chave: função afim
Um Olhar Realístico para Tarefas de Função Afim em Livros Didáticos
Cristiano Forster, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 17/02/2020
Esta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas
contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º. Ano do Ensino
Médio aprovados pelo PNLD de 2018, com base na abordagem ao ensino de
matemática denominada Educação Matemática Realística. Nessa abordagem
teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de
matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações
realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas. Para alcançar os
objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por
semelhança de acordo com o modelo que as descrevem. A partir desses
agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser
conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que
resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos
princípios da Educação Matemática Realística. Foi possível reconhecer que a
maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta
características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos
rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas. Além disso, pelo
menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias
para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem
informações relevantes por si mesmos. Menos de 25% podem ser consideradas
como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas
tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva. As considerações geradas
por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam
implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem,
esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender.