Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação inicial docente
A Didática das Ciências na formação inicial docente: elaboração de conhecimentos sobre o ensino de Ciências
Tanisse Torres Albertoni, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 22/04/2015
O presente estudo tem como principal propósito compreender a evolução das
concepções de quatro licenciandos em Ciências Biológicas (UEL/Paraná) sobre o
processo de ensino-aprendizagem, o conhecimento em sala de aula e o papel do
professor de Ciências. Essa investigação se baseia na análise de três momentos
distintos com seus respectivos registros de dados desses estudantes, na disciplina
de Didática das Ciências Naturais, a saber: um questionário ao início da disciplina,
produção escrita ao longo da disciplina e uma entrevista ao término da disciplina. De
acordo com os resultados obtidos identificamos um processo de reconceptualização
dos alunos quanto aos conteúdos escolares e procedimentos didáticos na
reelaboração das concepções, sendo que esse processo evoluiu de modo gradual
ou apresentou mudanças com avanços e retrocessos das ideias iniciais. Esses
resultados evidenciaram que as atividades desenvolvidas durante a disciplina podem
ter efeitos moderados ou significativos para os diferentes estudantes pesquisados,
de modo a promover e contribuir para um processo pessoal de elaboração de um
conhecimento sobre como ensinar Ciências.