Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação inicial de professores em ciências biológicas
Processos Reflexivos de Licenciandos em Ciências Biológicas no Contexto do Estágio Supervisionado: Implicações para a Construção da Prática Docente
Fabiana Guerra Ribeiro, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/02/2019
O presente estudo tem como foco de investigação a formação inicial reflexiva de
professores de Biologia, no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório, como
atividade da disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia de uma
instituição pública de ensino superior, localizada no norte do Paraná. A autoscopia
trifásica foi a estratégia de coleta e análise de dados e consistiu nas fases: pré-ativa,
na qual estimulamos o estudante a refletir-para-a-ação; interativa, na qual filmamos
a etapa de regência do estágio em uma escola de ensino público; e pós-ativa, na
qual, com o auxílio do vídeo, estimulamos o estudante a refletir-sobre-a-ação e
refletir-sobre-a-reflexão-na-ação. Com base nos referenciais teóricos de Schön
(1992; 2000) e, considerando o potencial da reflexão e da investigação sobre a
própria prática como instrumento para uma formação consciente, buscamos, por
meio dos processos reflexivos de licenciandos do curso de Ciências Biológicas de
uma universidade pública estadual paranaense, regularmente matriculados na
disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia, compreender de que
modo cada um dos participantes identifica aquilo que deve ser transformado em sua
prática educativa, a fim de implementar seu desenvolvimento profissional docente.
Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados realizada com
base nos “momentos reflexivos” descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994).
Verificamos que as situações problema que emergiram na prática da estudante
advêm de fatores de natureza diversa e interferiram em sua conduta dentro de sala
de aula. A soma desses fatores desencadeou processos reflexivos que levaram a
estudante a estruturar, questionar, reestruturar e planificar novas ações com base
em suas experiências e, a recorrência desses processos, estimulados pela
autoscopia trifásica, levaram a estudante a reformular sua prática educativa a cada
nova experiência, de modo a construir, de maneira idiossincrática, sua prática
docente.