Um Estudo das Ações Pretendidas e Executadas por Licenciandos em Química no Estágio Supervisionado
Natany Dayani de Souza Assaí, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 16/12/2019
Esta tese apresenta o estudo das conexões entre as ações de planejadas e as ações executadas por licenciandos em Química na disciplina de Estágio Supervisionado. As questões que nortearam essa investigação foram: Quais as ações planejadas pelos licenciandos em aulas de Química? Quais são as ações executadas pelos licenciandos em aulas de Química? Quais as conexões entre o planejamento das regências e as ações realizadas pelos estudantes no desenvolvimento das aulas na disciplina de Estágio Supervisionado? Os dados coletados consistem no acompanhamento de uma dupla de estágiarios por meio de gravações em vídeo das regências, gravações em áudio das orientações com professor formador e documentos produzidos na disciplina. Para a análise utilizamo-nos dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Buscamos com essa investigação utilizar um movimento inverso, partir do que os licenciandos/professores em formação realmente fazem, caracterizando suas ações executadas, contrapondo com o que as ações inicialmente pretendidas. Desse movimento, encontramos três níveis de ações: as macroações, as ações propriamente dita; e as microações, correspondente ao detalhamento dos verbos de ação. A caracterização das ações pretendidas evidenciou um pequeno grupo de ações prioritárias previstas pelos licenciandos na fase planejamento. A caracterização das ações executadas permitiram evidenciar que as estratégias utilizadas modificam o conjunto de ações características para cada aula. Além disso, emergiram ações características do contexto de Estágio Supervisionado, tais como consultar, cronometrar e conversar. Nesse sentido, para cada aula encontramos um conjunto de ações constituído por um grupo de ações comuns, ações do contexto de Estágio e ações relacionadas às estratégias utilizadas. Diante disso, apresentamos conjunto de ações para três blocos de aulas de Química: expositiva com a demonstração de materiais do cotidiano; expostitiva com atividade experimental e estudo de caso e expositiva com jogo lúdico Quiz. Além disso, ao articular as ações planejadas com as executadas, observamos que a base de ações pretendidas se mantém quando executadas em sala de aula, e desdobram-se em um conjunto maiores de ações e microações, com a emergência de ações outras não previstas, mas que geralmente são possibilitadas pelas ações pretendidas. Esses resultados evidenciaram um aumento no conjunto de ações praticadas pelos licenciandos, a variação de estratégias e a incorporação de ações de forma autônoma e recorrente no decorrer das regências, além do desenvolvimento de competências e habilidades associadas ao trabalho docente.Logo, reiteramos a importância de categorizar as ações dos licenciandos em aula de Química, resultando em conjunto de ações ainda não identificados em outras pesquisas, e também ao discutir a importância deste componente curricular (Estágio) para compreender o percurso formativo dos licenciandos e a sua formação profssional.
Dimensões Relacionais da Docência Proporcionadas a Estudantes da Licenciatura em Química da UEL
Miriam Cristina Covre de Souza, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/11/2018
Diversas pesquisas, publicadas na literatura especializada da área, têm comprovado que os cursos de formação inicial não estão preparando os futuros professores para enfrentar a realidade de uma sala de aula com todas as suas complexidades. Entretanto, mesmo sendo um consenso a importância e a responsabilidade dos cursos de formação inicial de professores, muitos destes não têm mostrado avanços e inovação em sua estrutura curricular que possibilitem ao futuro educador uma base consistente de conhecimentos para enfrentar o início de uma carreira docente. Alguns autores relatam que, além da importância da grade curricular, devemos também compreender a maneira pela qual o licenciando aprende a ser professor. Como esse processo ainda apresenta aspectos desconhecidos, nesta pesquisa de doutorado propomo-nos a identificar as Dimensões Relacionais da Docência (DRD) – de interesse, de conhecimento, reflexiva, comunitária e identitária – proporcionadas a estudantes de Licenciatura em Química da UEL. Para tanto, acompanhamos 16 sujeitos por um período de quatro anos, ao longo do qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas anual ou semestralmente (total de 6 entrevistas por sujeito) para coleta de dados. Contudo, devido à grande quantidade de dados coletados, nesta pesquisa investigamos apenas quatro sujeitos (Titânio, Ferro, Cobre e Zinco). As entrevistas depois de transcritas foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, tendo as DRD como categorias a priori. Por meio das análises, percebemos que o curso de Licenciatura em Química oportunizou as cinco DRD aos estudantes, sendo as categorias reflexiva e de interesse os destaques para os quatro investigados. No entanto, fazendo uma análise por entrevista, percebemos que os motivos/fatores envolvidos em cada DRD foram diferentes para os quatro sujeitos, ou seja, as DRD dos licenciandos não foram exatamente as mesmas para um mesmo período investigado. Ainda foi possível inferir que o curso de Licenciatura em Química proporcionou a construção da identidade docente dos quatro sujeitos desde o primeiro ano no curso, e que todos tinham intenção de lecionar na Educação Básica. Quanto ao processo formativo, este mostrou ser individual e dependente dos contatos/experiências estabelecidos pelos licenciandos tanto dentro quanto fora da universidade. Os estudantes que não fizeram parte do PIBID2 indicaram ter pouco conhecimento prático acerca da docência, resultado oposto ao observado para os estudantes que fizeram parte do programa desde o primeiro ano do curso. Os resultados desta tese apontaram para a necessidade do curso de formação inicial de professores em disponibilizar disciplinas que insiram o futuro professor no contexto escolar desde o primeiro ano, para que ele/ela conheça melhor sua futura profissão e possa dedicar-se a ela durante o curso, além da importância de propiciar aos estudantes projetos direcionados à formação docente e participação em eventos científicos da área
Formação inicial em química e aulas experimentais: um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
Andriele Coraiola de Souza, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 23/02/2018
Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi identificar e analisar as percepções de Licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais, a partir de um instrumento teórico, a Matriz do professor M(P) – instrumento que pode ser utilizado para a análise da ação do professor em sala de aula. O questionamento que norteou a pesquisa foi: quais as percepções de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais? Os dados consistem de registros sobre o planejamento e execução de aulas experimentais de caráter investigativo e de entrevistas realizadas com os licenciandos. As informações coletadas foram analisadas e categorizadas, tendo como referencial a análise textual discursiva e a M(P). Como resultado, o instrumento se revelou bastante interessante para a análise das percepções dos licenciandos, tendo sido observado que ao planejar aulas experimentais, estas se localizaram em todas as colunas da M(P), com preocupações voltadas a uma linha epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), em que suas percepções se centraram em relações do tipo epistêmica com o ensino e epistêmica e pessoal com a aprendizagem dos alunos (setores 2A, 3A e 3B). No que diz respeito a execução das aulas experimentais, estas também apresentam preocupações focadas em uma linha mais epistêmica relativa ao ensino (linha A e coluna 2), porém suas percepções centraram-se em relações do tipo epistêmica, pessoal e social com o ensino e epistêmica com a aprendizagem (setores 2A, 2B, 2C e 3A). De modo geral, nesta investigação, as percepções dos licenciandos ao planejar aulas experimentais foram semelhantes. Entretanto, ao analisar a execução das aulas experimentais, as percepções se diferenciaram um pouco. Para uma das duplas analisadas a experiência em sala de aula provocou grande densidade de percepções centradas no ensino, oriundas das dificuldades dos licenciandos no decorrer da aula experimental; para a outra dupla centrou-se no ensino e na aprendizagem, com maior densidade de falas no setor 3A (relação epistêmica com a aprendizagem), oriundas nas dificuldades que os alunos estavam encontrando em interação com o experimento. Diante das análises, constatamos que as interações dos licenciandos com o professor da escola e com o professor orientador; o uso de atividades experimentais de caráter investigativo; o ensino voltado para a pesquisa e o contato com as situações do contexto escolar, possibilitou aos licenciandos refletir sobre o conteúdo, o ensino que praticam, seu desenvolvimento profissional, e sobre a aprendizagem dos alunos, ou seja a incidirem suas falas em todos os setores da Matriz do Professor M(P).
O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Estadual de Londrina
Enio de Lorena Stanzani, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 08/12/2012
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e educação básica. O programa foi recentemente incorporado às ações formativas de vários cursos de Licenciatura da UEL (Universidade Estadual de Londrina), incluindo, desde o primeiro edital em 2009, o curso de Química. Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência. Tendo como norte essa proposta de pesquisa, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente, relataram suas percepções sobre essas experiências por meio de entrevistas semiestruturadas, que possuíam como tema central o processo de formação inicial e as ações desenvolvidas no contexto do PIBID. Com esse propósito, também foram entrevistados os professores coordenadores, docentes da UEL, e os professores supervisores que atuam em escolas da rede pública estadual de ensino. Para análise das entrevistas buscamos, fundamentados na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004; MORAES, 1999) para fins de organização, análise e interpretação dos dados, articular os dados obtidos aos objetivos do programa. Sendo assim, foram construídas categorias de análise, fundamentadas nos referenciais teóricos pertinentes à pesquisa. Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa e interpretá-las, classificando-as de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, pudemos perceber que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente e, dessa maneira, auxilia-os em suas atividades de ensino e pesquisa, contribuindo em seu processo de formação inicial.