Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação inicial de professores de química
Um Estudo das Ações Pretendidas e Executadas por Licenciandos em Química no Estágio Supervisionado
Natany Dayani de Souza Assaí, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 16/12/2019
Esta tese apresenta o estudo das conexões entre as ações de planejadas e as ações
executadas por licenciandos em Química na disciplina de Estágio Supervisionado. As
questões que nortearam essa investigação foram: Quais as ações planejadas pelos
licenciandos em aulas de Química? Quais são as ações executadas pelos
licenciandos em aulas de Química? Quais as conexões entre o planejamento das
regências e as ações realizadas pelos estudantes no desenvolvimento das aulas na
disciplina de Estágio Supervisionado? Os dados coletados consistem no
acompanhamento de uma dupla de estágiarios por meio de gravações em vídeo das
regências, gravações em áudio das orientações com professor formador e
documentos produzidos na disciplina. Para a análise utilizamo-nos dos pressupostos
da Análise Textual Discursiva. Buscamos com essa investigação utilizar um
movimento inverso, partir do que os licenciandos/professores em formação realmente
fazem, caracterizando suas ações executadas, contrapondo com o que as ações
inicialmente pretendidas. Desse movimento, encontramos três níveis de ações: as
macroações, as ações propriamente dita; e as microações, correspondente ao
detalhamento dos verbos de ação. A caracterização das ações pretendidas evidenciou
um pequeno grupo de ações prioritárias previstas pelos licenciandos na fase
planejamento. A caracterização das ações executadas permitiram evidenciar que as
estratégias utilizadas modificam o conjunto de ações características para cada aula.
Além disso, emergiram ações características do contexto de Estágio Supervisionado,
tais como consultar, cronometrar e conversar. Nesse sentido, para cada aula
encontramos um conjunto de ações constituído por um grupo de ações comuns, ações
do contexto de Estágio e ações relacionadas às estratégias utilizadas. Diante disso,
apresentamos conjunto de ações para três blocos de aulas de Química: expositiva
com a demonstração de materiais do cotidiano; expostitiva com atividade experimental
e estudo de caso e expositiva com jogo lúdico Quiz. Além disso, ao articular as ações
planejadas com as executadas, observamos que a base de ações pretendidas se
mantém quando executadas em sala de aula, e desdobram-se em um conjunto
maiores de ações e microações, com a emergência de ações outras não previstas,
mas que geralmente são possibilitadas pelas ações pretendidas. Esses resultados
evidenciaram um aumento no conjunto de ações praticadas pelos licenciandos, a
variação de estratégias e a incorporação de ações de forma autônoma e recorrente
no decorrer das regências, além do desenvolvimento de competências e habilidades
associadas ao trabalho docente.Logo, reiteramos a importância de categorizar as
ações dos licenciandos em aula de Química, resultando em conjunto de ações ainda
não identificados em outras pesquisas, e também ao discutir a importância deste
componente curricular (Estágio) para compreender o percurso formativo dos
licenciandos e a sua formação profssional.
Dimensões Relacionais da Docência Proporcionadas a Estudantes da Licenciatura em Química da UEL
Miriam Cristina Covre de Souza, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/11/2018
Diversas pesquisas, publicadas na literatura especializada da área, têm comprovado que os
cursos de formação inicial não estão preparando os futuros professores para enfrentar a
realidade de uma sala de aula com todas as suas complexidades. Entretanto, mesmo sendo um
consenso a importância e a responsabilidade dos cursos de formação inicial de professores,
muitos destes não têm mostrado avanços e inovação em sua estrutura curricular que
possibilitem ao futuro educador uma base consistente de conhecimentos para enfrentar o
início de uma carreira docente. Alguns autores relatam que, além da importância da grade
curricular, devemos também compreender a maneira pela qual o licenciando aprende a ser
professor. Como esse processo ainda apresenta aspectos desconhecidos, nesta pesquisa de
doutorado propomo-nos a identificar as Dimensões Relacionais da Docência (DRD) – de
interesse, de conhecimento, reflexiva, comunitária e identitária – proporcionadas a estudantes
de Licenciatura em Química da UEL. Para tanto, acompanhamos 16 sujeitos por um período
de quatro anos, ao longo do qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas
anual ou semestralmente (total de 6 entrevistas por sujeito) para coleta de dados. Contudo,
devido à grande quantidade de dados coletados, nesta pesquisa investigamos apenas quatro
sujeitos (Titânio, Ferro, Cobre e Zinco). As entrevistas depois de transcritas foram analisadas
a partir da Análise Textual Discursiva, tendo as DRD como categorias a priori. Por meio das
análises, percebemos que o curso de Licenciatura em Química oportunizou as cinco DRD aos
estudantes, sendo as categorias reflexiva e de interesse os destaques para os quatro
investigados. No entanto, fazendo uma análise por entrevista, percebemos que os
motivos/fatores envolvidos em cada DRD foram diferentes para os quatro sujeitos, ou seja, as
DRD dos licenciandos não foram exatamente as mesmas para um mesmo período investigado.
Ainda foi possível inferir que o curso de Licenciatura em Química proporcionou a construção
da identidade docente dos quatro sujeitos desde o primeiro ano no curso, e que todos tinham
intenção de lecionar na Educação Básica. Quanto ao processo formativo, este mostrou ser
individual e dependente dos contatos/experiências estabelecidos pelos licenciandos tanto
dentro quanto fora da universidade. Os estudantes que não fizeram parte do PIBID2 indicaram
ter pouco conhecimento prático acerca da docência, resultado oposto ao observado para os
estudantes que fizeram parte do programa desde o primeiro ano do curso. Os resultados desta
tese apontaram para a necessidade do curso de formação inicial de professores em
disponibilizar disciplinas que insiram o futuro professor no contexto escolar desde o primeiro
ano, para que ele/ela conheça melhor sua futura profissão e possa dedicar-se a ela durante o
curso, além da importância de propiciar aos estudantes projetos direcionados à formação
docente e participação em eventos científicos da área
Formação inicial em química e aulas experimentais: um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
Andriele Coraiola de Souza, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 23/02/2018
Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação de abordagem
qualitativa, cujo objetivo foi identificar e analisar as percepções de Licenciandos em
Química ao planejar e executar aulas experimentais, a partir de um instrumento
teórico, a Matriz do professor M(P) – instrumento que pode ser utilizado para a análise
da ação do professor em sala de aula. O questionamento que norteou a pesquisa foi:
quais as percepções de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas
experimentais? Os dados consistem de registros sobre o planejamento e execução
de aulas experimentais de caráter investigativo e de entrevistas realizadas com os
licenciandos. As informações coletadas foram analisadas e categorizadas, tendo
como referencial a análise textual discursiva e a M(P). Como resultado, o instrumento
se revelou bastante interessante para a análise das percepções dos licenciandos,
tendo sido observado que ao planejar aulas experimentais, estas se localizaram em
todas as colunas da M(P), com preocupações voltadas a uma linha epistêmica relativa
ao ensino (linha A e coluna 2), em que suas percepções se centraram em relações do
tipo epistêmica com o ensino e epistêmica e pessoal com a aprendizagem dos alunos
(setores 2A, 3A e 3B). No que diz respeito a execução das aulas experimentais, estas
também apresentam preocupações focadas em uma linha mais epistêmica relativa ao
ensino (linha A e coluna 2), porém suas percepções centraram-se em relações do tipo
epistêmica, pessoal e social com o ensino e epistêmica com a aprendizagem (setores
2A, 2B, 2C e 3A). De modo geral, nesta investigação, as percepções dos licenciandos
ao planejar aulas experimentais foram semelhantes. Entretanto, ao analisar a
execução das aulas experimentais, as percepções se diferenciaram um pouco. Para
uma das duplas analisadas a experiência em sala de aula provocou grande densidade
de percepções centradas no ensino, oriundas das dificuldades dos licenciandos no
decorrer da aula experimental; para a outra dupla centrou-se no ensino e na
aprendizagem, com maior densidade de falas no setor 3A (relação epistêmica com a
aprendizagem), oriundas nas dificuldades que os alunos estavam encontrando em
interação com o experimento. Diante das análises, constatamos que as interações dos
licenciandos com o professor da escola e com o professor orientador; o uso de
atividades experimentais de caráter investigativo; o ensino voltado para a pesquisa e
o contato com as situações do contexto escolar, possibilitou aos licenciandos refletir
sobre o conteúdo, o ensino que praticam, seu desenvolvimento profissional, e sobre
a aprendizagem dos alunos, ou seja a incidirem suas falas em todos os setores da
Matriz do Professor M(P).
O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Estadual de Londrina
Enio de Lorena Stanzani, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 08/12/2012
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) propõe o incentivo à
formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem
o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e educação básica. O programa
foi recentemente incorporado às ações formativas de vários cursos de Licenciatura da UEL
(Universidade Estadual de Londrina), incluindo, desde o primeiro edital em 2009, o curso de
Química. Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do
programa à formação inicial dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência. Tendo como
norte essa proposta de pesquisa, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de
planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente,
relataram suas percepções sobre essas experiências por meio de entrevistas semiestruturadas,
que possuíam como tema central o processo de formação inicial e as ações desenvolvidas no
contexto do PIBID. Com esse propósito, também foram entrevistados os professores
coordenadores, docentes da UEL, e os professores supervisores que atuam em escolas da rede
pública estadual de ensino. Para análise das entrevistas buscamos, fundamentados na
abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004; MORAES, 1999) para
fins de organização, análise e interpretação dos dados, articular os dados obtidos aos objetivos
do programa. Sendo assim, foram construídas categorias de análise, fundamentadas nos
referenciais teóricos pertinentes à pesquisa. Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa
e interpretá-las, classificando-as de acordo com nossa interpretação dos objetivos do
programa, pudemos perceber que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do
magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente
profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre
teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada
na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente e, dessa
maneira, auxilia-os em suas atividades de ensino e pesquisa, contribuindo em seu processo de
formação inicial.