Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação docente
Mulheres Invisíveis: Uma Proposta Para Inserção da Temática de Gênero na Formação Inicial de Docentes de Química
Denise Caroline de Souza, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 10/03/2017
No contexto atual, a inclusão das questões de Gênero à Educação está sendo
amplamente discutida por diversos setores da sociedade. No que se refere ao
Ensino de Ciências, as questões de Gênero são pouco abordadas pela li teratura
nacional, específica da área, principalmente ao que diz respeito à Formação
Docente. Uma das possíveis razões para esse fato está relacionada à uma visão
positivista e patriarcal em relação à Ciência – que a considera neutra, objetiva. A
partir desses pressupostos, realizamos uma investigação qualitativa acerca da
temática de Gênero, com enfoque na Formação Inicial de docentes de Química. A
pesquisa foi estruturada em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada a análise
dos documentos educacionais e dos currículos dos cursos de Licenciatura em
Química do Paraná, que objetivou identificar se (e como) a temática de Gênero é
abordada. Ademais, elencamos elementos teórico-metodológicos que possibilitaram
a construção e aplicação de uma abordagem de ensino, que visou discutir Natureza
da Ciência (NdC), (In)visibilidade da mulher na Ciência e os possíveis
entrelaçamentos dessas temáticas com o Ensino de Química. Para tal, utilizamos
como aporte teórico-metodológico a Teoria de Aprendizagem Significativa segundo
David Ausubel. Na segunda etapa ocorreu a aplicação da abordagem de ensino em
uma turma do 3º ano, do curso de Licenciatura em Química da Universidade
Estadual de Londrina. Após a análise dos resultados obtidos durante o processo de
intervenção pedagógica, ponderamos que a abordagem de ensino construída foi
uma proposta inovadora e pertinente que articulou conhecimentos de diversas áreas
a fim de sensibilizar as/os participantes para uma possível prática docente voltada
para um ensino equânime quanto à Gênero.
Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
Cássia Emi Obara, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 28/06/2016
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) passou a desempenhar
um papel incentivador para a formação de professores, pois, além de contribuir com a
integração universidade-escola, promove o contato dos licenciandos com a prática docente e a
valorização do magistério. Entretanto, há poucos relatos que demonstram sua contribuição a
partir da perspectiva de um professor que participou do programa. Para compor os dados desta
pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas do PIBID, egressos
do curso de Química e atuantes na carreira docente, com o objetivo de investigar a
contribuição do programa para a construção da identidade docente. Fez-se uso dos Focos da
Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento de análise que apresenta propostas
categóricas com a finalidade de identificar evidências de: Interesse pela Docência (Foco 1);
Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3);
Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5). As unidades de significado
acomodadas no Foco 5 foram novamente analisadas, utilizando as relações com o saber nas
dimensões epistêmicas, pessoais e sociais, encontradas na terceira coluna da Matriz 3x3, um
instrumento metodológico desenvolvido no grupo de estudos EDUCIM. Nela, estão
envolvidas a gestão dos saberes e conteúdos, com o objetivo de aprofundar conhecimentos
acerca da constituição da identidade docente. A pesquisa está ancorada nos pressupostos da
abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como
procedimento metodológico. Com as primeiras análises realizadas com os cinco sujeitos,
identificou-se que aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que
possuem maior experiência na docência. Quatro sujeitos tiveram baixa manifestação em
Conhecimento Prático, considerando o curto período da carreira após a participação no PIBID
e, apesar disso, o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de
todos os sujeitos, o que mostra estarem em processo de construção de sua identidade
profissional. Em seguida, os dados foram submetidos a mais um processo analítico: foram
selecionados os fragmentos categorizados no Foco 5, a Identidade Docente e acondicionados
na terceira coluna da Matriz 3x3. Três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas
categorizadas na relação pessoal, enquanto os demais, ou seja, dois deles, na social. Estes
mesmos obtiveram a menor proporção de depoimentos na Identidade Docente. Também foi
possível destacar que as relações epistêmicas, embora em menores porcentagens nas falas dos
envolvidos, formaram um arcabouço que os direcionou para o ser professor. Dessa forma,
evidenciou-se que os sujeitos apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente
como profissionais relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de
estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência. As condutas
efetuadas pelo programa foram norteadoras à permanência desse grupo na profissão docente.
O manejo destes dois instrumentos, os FAD e a terceira coluna da Matriz 3x3, trouxe
aprofundamentos expressivos para esta investigação sobre a formação do professor.
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
Alexandre Fregolente, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 29/02/2012
Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos
científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação
docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na
produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido
pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Os dados serão analisados em dois
momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal,
conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 2009). Em
outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente,
encontrada nos depoimentos dos participantes. Com esse instrumento de análise, considerado
como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões
emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes
participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação
docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professor.
Metodologia da problematização como encaminhamento da temática sexualidade na escola: implicações para formação inicial de professores
Renata Lucas Lando, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 26/08/2010
O presente estudo tem como principal objetivo investigar as possibilidades e os eventuais
limites da utilização da Metodologia da Problematização enquanto um dos possíveis
encaminhamentos metodológicos na abordagem da Educação Sexual na escola. Utilizou-
se a Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez como uma das possíveis
estratégias de ensino junto aos graduandos da primeira série do curso de Biologia
Licenciatura Plena de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Município de
Jacarezinho, situado ao Norte do Paraná, para desenvolver atividades que contemplem
os objetivos propostos para a Educação Sexual na escola, como por exemplo, levar aos
alunos a ter consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua
sexualidade, (por meio dos Temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN) e das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE). Os dados foram obtidos
a partir de notas de campo, como também por meio de gravação de áudio no decorrer dos
encontros. Foram analisados de forma qualitativa e interpretativa fundamentada na
literatura. Pode-se constatar que mesmo havendo particularidades em cada uma das
etapas do Arco de Maguerez (Observação da Realidade, Pontos-Chave, Teorização,
Hipótese de Solução e Aplicação a Realidade), houve a possibilidade de exploração da
realidade e o levantamento de situações problemas as quais foram elencados em
conjunto, com a participação de todos os graduandos participantes da pesquisa. Foi
possível, também, o acesso aos conhecimentos acerca da temática abordada,
levantamentos das hipóteses de solução do problema que também foram discutidos e
debatidos por todos os grupos e por fim, a escolha da aplicação à realidade que mais
condizia com a realidade proposta. Portanto, apesar de alguns limites à Metodologia da
Problematização e o Arco de Maguerez verificou-se que a mesma pode ser utilizada como
um dos possíveis encaminhamentos metodológicos, pois existem aproximações entre os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares do Estado do
Paraná (DCE) que sustentam os objetivos da Educação Sexual no contexto escolar.