Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação do professor que ensina matemática
Conhecimentos Profissionais Mobilizados/Desenvolvidos por Participantes do PIBID em Práticas de Ensino Exploratório de Matemática
Alessandra Senes Marins, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 26/04/2019
Este trabalho teve como objetivo investigar conhecimentos profissionais que são
mobilizados/desenvolvidos por participantes do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) quando inseridos em um processo formativo apoiado na
perspectiva de ensino exploratório, e de responder a seguinte questão norteadora: que
práticas letivas realizadas no processo formativo apoiadas na abordagem de ensino
exploratório de matemática podem contribuir para a mobilização/desenvolvimento de
conhecimentos profissionais? Para isso, realizaram-se dois processos formativos
desenvolvidos com base na perspectiva de desenvolvimento profissional docente e apoiados
na abordagem de ensino exploratório de matemática. O primeiro aconteceu no contexto do
PIBID, em seis encontros desenvolvidos com base em momentos relativos ao ciclo de
trabalho do professor, especificamente, de planejamento, de ensino e de reflexão, realizados
com licenciandos e professores da Educação Básica da rede pública de ensino do estado do
Ceará, entre os meses de setembro a dezembro de 2017. O segundo não se deu mais no
contexto desse programa devido ao fim de seu primeiro ciclo (de 2009 a fevereiro de 2018),
no entanto foi realizado em continuidade com a primeira ação formativa, a pedido dos
participantes, e desenvolvido a partir de suas necessidades e interesses, o qual também
ocorreu em seis encontros acerca de momentos de planejamento, de ensino e de reflexão,
entre os meses de abril a julho de 2018, e contou com a participação de sete licenciandos e
dois professores da Educação Básica do primeiro processo formativo. Para atingir o objetivo
proposto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, em que foram
analisadas as informações referentes a duas entrevistas semiestruturadas, ao diário de bordo
da pesquisadora, às gravações em áudio e vídeo utilizadas nos encontros e aos registros dos
participantes. Como parâmetros de análises buscamos investigar aspectos relacionados ao
desenvolvimento profissional docente, especificamente, aos subdomínios do Conhecimento
Matemático para o Ensino (BALL; THAMES; PHELPS, 2008). Assim, conclui-se que
foram mobilizados/desenvolvidos pelos participantes da pesquisa conhecimentos
profissionais relativos ao: Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento
do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT).
Além disso, em resposta à pergunta norteadora, verificou-se que algumas práticas letivas
apoiadas na abordagem de ensino exploratório contribuíram para a
mobilização/desenvolvimento desses conhecimentos, a saber: ao escolher uma tarefa
desafiante e interessante aos alunos; ao antecipar suas possíveis resoluções; ao explicar a
dinâmica da aula; ao usar um material manipulável; ao monitorar a realização da tarefa; ao
selecionar as resoluções a serem discutidas na aula; ao sequenciá-las a fim de propiciar um
encadeamento lógico das ideias; em manter um clima harmonioso para a discussão das
ideias matemáticas; e ao conectar as respostas dos alunos.