Processos Reflexivos de Licenciandos em Ciências Biológicas no Contexto do Estágio Supervisionado: Implicações para a Construção da Prática Docente
Fabiana Guerra Ribeiro, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/02/2019
O presente estudo tem como foco de investigação a formação inicial reflexiva de professores de Biologia, no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório, como atividade da disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia de uma instituição pública de ensino superior, localizada no norte do Paraná. A autoscopia trifásica foi a estratégia de coleta e análise de dados e consistiu nas fases: pré-ativa, na qual estimulamos o estudante a refletir-para-a-ação; interativa, na qual filmamos a etapa de regência do estágio em uma escola de ensino público; e pós-ativa, na qual, com o auxílio do vídeo, estimulamos o estudante a refletir-sobre-a-ação e refletir-sobre-a-reflexão-na-ação. Com base nos referenciais teóricos de Schön (1992; 2000) e, considerando o potencial da reflexão e da investigação sobre a própria prática como instrumento para uma formação consciente, buscamos, por meio dos processos reflexivos de licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública estadual paranaense, regularmente matriculados na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Biologia, compreender de que modo cada um dos participantes identifica aquilo que deve ser transformado em sua prática educativa, a fim de implementar seu desenvolvimento profissional docente. Os resultados obtidos são decorrentes da sistematização dos dados realizada com base nos “momentos reflexivos” descritos por Schön e adaptado de Clarke (1994). Verificamos que as situações problema que emergiram na prática da estudante advêm de fatores de natureza diversa e interferiram em sua conduta dentro de sala de aula. A soma desses fatores desencadeou processos reflexivos que levaram a estudante a estruturar, questionar, reestruturar e planificar novas ações com base em suas experiências e, a recorrência desses processos, estimulados pela autoscopia trifásica, levaram a estudante a reformular sua prática educativa a cada nova experiência, de modo a construir, de maneira idiossincrática, sua prática docente.