Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação de professores que ensinam matemática
Conhecimento profissional de Professoras que Ensinam Matemática envolvendo o Pensamento Algébrico na formação continuada
MAYARA CRISTINA SUGIGAN, Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 25/08/2021
Este estudo tem por objetivo discutir os aspectos do conhecimento profissional que são mobilizados por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PEMAI-EF) no trabalho envolvendo o pensamento algébrico em um contexto de formação continuada. Para tanto, foi investigado um grupo de estudos, no âmbito da formação continuada, constituído por dez professoras que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Maringá- PR. Este estudo, de natureza qualitativa, configurou-se como uma pesquisa- intervenção, de cunho interpretativo. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações, as produções escritas elaboradas pelas professoras, as gravações em áudio das discussões realizadas durante os encontros e o diário de campo da pesquisadora. O relatório de pesquisa, organizado no formato multipaper, encontra-se estruturado por um capítulo introdutório (capítulo I), três artigos (capítulos II, III e IV), norteados por objetivos específicos distintos, mas articulados entre si e, as considerações finais da pesquisa. Na introdução, estão organizados o referencial teórico assumido nesta investigação, o contexto e os procedimentos metodológicos da pesquisa e a descrição da organização da dissertação. Do segundo capítulo, consta o primeiro artigo que teve por objetivo “discutir perspectivas de pensamento algébrico manifestadas por PEMAI-EF, em um contexto de formação continuada”. Essa investigação sugere que os grupos de estudos que privilegiam o compartilhamento de ideias e a promoção de discussões contribuem para mobilizar distintas perspectivas de pensamento algébrico e modos de produzir significados para os objetos da álgebra. O terceiro capítulo, segundo artigo, teve por objetivo “investigar que conhecimentos profissionais são mobilizados por PEMAI-EF no desenvolvimento de tarefas que envolvem o pensamento algébrico. Este estudo salienta que o trabalho com tarefas matemáticas potencialmente desafiadoras em contextos formativos favorece o desenvolvimento do conhecimento profissional docente. O quarto capítulo, constituído pelo terceiro artigo, teve por objetivo discutir o papel da análise de incidentes críticos na formação continuada de PEMAI-EF. Nesse sentido, foi considerado que a dinâmica de estudos assumida pelo grupo, na exploração de incidentes críticos, mostrou-se pertinente e profícua para a mobilização/constituição de conhecimentos profissionais desencadeada por reflexões e (re)significações de aspectos inerentes à sua prática profissional. Os resultados desta investigação sugerem que as propostas de formação continuada que privilegiam o protagonismo do professor, que exploram empreendimentos e promovem discussões e reflexões, contribuem para a mobilização do conhecimento profissional docente.
Agência Profissional de Professores que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática
Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 21/03/2019
Um número crescente de estudos tem problematizado a constituição da identidade profissional
(IP) de professores em diferentes contextos formativos. Dentre os elementos que constituem
essa identidade, poucas discussões tem como foco agência profissional, elemento que, ao ser
explorado, implica na análise de contextos formativos, especificamente de suas possibilidades
e restrições e da influência que experiências ali vivenciadas pelos professores podem exercer
em sua IP no futuro, particularmente em sua agência. Ao levar em conta esses apontamentos o
presente estudo busca responder à questão geral de pesquisa: Que aspectos da prática da
Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática (CoP-PAEM)
apoiaram o desenvolvimento da agência profissional de professoras em processo de formação
continuada?. Para tanto, a investigação é sustentada em três elementos basilares presentes em
uma Comunidade de Prática (CoP) de professores que ensinam Matemática (PEM) (e nas
relações que decorrem da interação entre eles): o professor em processo de formação (o
participante da CoP); o grupo que interage no processo de formação (a comunidade) e o
formador de professores (coordenador da CoP). Foi realizada uma investigação qualitativa de
cunho interpretativo, na perspectiva da pesquisa–intervenção, da trajetória da CoP-PAEM no
empreendimento Estudo dos Conjuntos Numéricos. Os dados coletados consistiram de
anotações do diário de campo da pesquisadora e de transcrições de falas das participantes da
comunidade, audiogravadas em momentos de interação durante o referido empreendimento.
Os resultados evidenciam que o tempo de convivência e a frequência de interações entre os
membros da CoP; o compartilhamento e o confronto de conhecimentos profissionais; as
práticas centradas nos professores; a diversidade de experiências formativas; a disponibilidade
para interagir; a abertura para vivenciar desafios; a autonomia para negociar o quê e como
trabalhar; a valorização do fazer matemático; o compartilhamento de experiências e reflexões;
a dinamicidade da expertise; a proposição e negociação de trabalhos de natureza teórica e
prática; e a legitimação de diferentes formas de participação, aspectos emergentes da prática
dessa CoP, apoiaram o desenvolvimento da agência profissional das professoras participantes.
Assim, concluímos que a existência e a integração entre esses aspectos mostraram-se
potenciais para promover experiências estruturadoras da IP de PEM capazes de fomentar e
fortalacer a agência profissional das professoras contemplando o caráter relacional, dinâmico,
temporal, complexo e contínuo desse elemento de suas IP.
Aspectos da Aprendizagem Profissional de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Área e Perímetro
Jéssika Naves de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 22/02/2019
Esta pesquisa busca investigar que aspectos da aprendizagem profissional de professores que
ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podem ser mobilizados em
um contexto de formação que envolve a discussão dos conceitos de área e perímetro. Para
isso, foram analisados (i) artigos publicados em periódicos da Educação Matemática que têm
como foco a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e os conceitos de área e perímetro; (ii) que interações, ocorridas em uma aula na
perspectiva do Ensino Exploratório, foram reconhecidas e interpretadas por professoras que
ensinam matemática (PEM) no decorrer da exploração do caso multimídia “Explorando
Perímetro e Área”, em um programa de formação continuada; e (iii) aspectos da prática
docente mobilizados por professoras que ensinam matemática (PEM), em um programa de
formação continuada, no trabalho com tarefas que envolvem área e perímetro. O programa de
formação continuada foi realizado no ano de 2017 com dez encontros quinzenais, promovido
por uma parceria entre a Secretaria de Educação do município de Londrina-PR e membros do
“Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática”-
Gepefopem da Universidade Estadual de Londrina, participaram desse curso professoras que
atuam nos 4°. e 5°. anos do Ensino Fundamental de tal município. No contexto de formação
foram analisadas tarefas relacionadas aos conceitos de área e perímetro. Com isso, foram
desencadeados que o aspecto da aprendizagem profissional, mobilizado no curso de formação
continuada para PEM nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi de dimensão profissional,
pois as professoras em formação puderam refletir sobre as potencialidades de uma tarefa,
conceitos matemáticos (área e perímetro), suas práticas em sala de aula, as ações de outra
professora, uma metodologia de ensino diferente e a necessidades de os alunos explicarem e
justificarem suas resoluções. Assim, é evidente o fato de emergirem novas pesquisas com
foco na formação de professores (inicial e continuada) que ensinam matemática nos anos
iniciais do Ensino Fundamental e a discussão dos conceitos de área e perímetro nesse nível de
ensino, por meio de outras metodologias de ensino, tarefas potenciais1, materiais
manipuláveis, entre outros.
Uma Análise do Caso Multimídia “Explorando Perímetro e Área” para a Formação de Professores que Ensinam Matemática
Taynara Cristina Gaff Fraga, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 22/02/2019
Essa pesquisa qualitativa de cunho teórico e interpretativo tem como contexto de investigação
o caso multimídia “Explorando perímetro e área”. Um caso multimídia reúne um conjunto de
mídias que podem ser utilizadas para a formação de professores que ensinam matemática
(PEM). Assim, essa investigação busca responder a seguinte questão geral: “Que elementos
do caso multimídia ‘Explorando perímetro e área’ podem ser problematizados na formação
de PEM?”. Para tal a pesquisa foi organizada no formato multipaper contendo quatro
capítulos no formato de artigos acadêmicos que são articulados entre si para responder à
questão geral. O primeiro capítulo tem como objetivo discutir conhecimentos pedagógicos de
matemática que podem ser mobilizados por professores que ensinam matemática, em
programas de formação, no trabalho com o caso multimídia “Explorando perímetro e área".
O segundo capítulo analisar conhecimentos específicos matemáticos que podem ser
mobilizados por professores que ensinam matemática, no trabalho com o caso multimídia
“Explorando perímetro e área" em contextos de formação. Para os dois primeiros capítulos
pautamo-nos no modelo do conhecimento matemático necessário para o ensino de Ball,
Thames e Phelps (2008) e Ball e Bass (2009), buscando identificar conhecimentos
pedagógicos e matemáticos relacionados aos conceitos de área e perímetro que podem ser
problematizados no trabalho com o caso multimídia. O terceiro capítulo tem como objetivo
discutir as reflexões promovidas pela professora protagonista do caso multimídia
“Explorando perímetro e área”, antes e após duas aulas na perspectiva do Ensino
Exploratório. Para isso, utilizamos os níveis de reflexão propostos por Muir e Beswick (2007)
e analisamos as reflexões promovidas pela professora protagonista que também podem ser
evidenciadas em contexto formativo. Por fim, o capítulo quatro tem por objetivo analisar
elementos relacionados ao papel do formador na exploração do caso multimídia
“Explorando perímetro e área” em programas de formação de PEM. Isso se fez
evidenciando elementos considerados pelo Gepefopem no momento de construção do
Recurso Multimídia e analisando as diversas mídias que o caso multimídia possui com vistas
a salientar elementos que devem ser considerados pelo formador, bem como o papel do
formador em contextos de formação. Conclui-se que esses elementos, quando explorados de
maneira articulada e interconecta, contribuem de forma significativa para a formação e a
aprendizagem profissional de PEM, uma vez que permitem ao PEM refletir sobre sua prática,
sobre os conhecimentos necessários ao ensino e sobre seu papel no processo de ensino e de
formação. Aliado a isso, evidenciamos a importância do uso de tecnologias digitais, tendo em
vista sua expansão nos dias atuais, em sala de aula e em contextos de formação.
Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática: Indicativos de Pesquisas, Elementos e Ações para Elaboração de uma Proposta Investigativa
Enio Freire de Paula, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 19/10/2018
Investigações a respeito da Identidade Profissional (IP) de professores têm ocupado posiçªo de
destaque nos cenários nacional e internacional e têm sido utilizadas como lente teórica para análise
de projetos e desenvolvimento de ações formativas envolvendo professores. Nesse contexto, as
investigações a respeito da IP de professores que ensinam matemática (PEM) sªo apontadas como
um campo emergente e promissor. Por compreender que discutir o movimento de constituiçªo da
IP de PEM no âmbito da formaçªo inicial e continuada pode contribuir para a promoçªo de
reflexões sobre filosofia, ética e justiça social e essas reflexões podem auxiliar os (futuros) PEM (i)
a constituírem uma visªo ampliada da extensªo de suas ações, (ii) a se conscientizarem de suas
responsabilidades profissionais e (iii) a assumirem compromisso político, social e cultural,
necessários para o desempenho de suas funções na busca de uma sociedade com equidade social,
este estudo se enveredou a entender a IP de PEM. Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, tem
o objetivo de apresentar elementos e ações para a construçªo de uma proposta, pautada no modelo
quadripolar, para futuras investigações nesse campo, a partir de elementos encontrados no decorrer
do mapeamento realizado e na compreensªo de IP de PEM proposta. Para responder à questªo
central levantada – Que elementos e ações podem ser considerados em uma investigaçªo que se
propõe a discutir a identidade profissional de professores que ensinam matemática? – foram
construídos dois corpora, com as produções a respeito da IP de PEM publicados no período 2006-
2016. O primeiro deles (Corpus 1) reuniu 24 estudos entre dissertações (de mestrado acadêmico e
profissional) e teses defendidas em programas de pós-graduaçªo das áreas de Educaçªo e Ensino,
mediante uma pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenaçªo de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O segundo (Corpus 2) agrupou 23 artigos publicados em
uma seleçªo de periódicos nacionais e internacionais representativos do campo investigativo da
Educaçªo Matemática. Para reunir os elementos necessários para discutir a elaboraçªo de uma
proposta investigativa foram articuladas (i) a problematizaçªo dos pontos de enfoque e as
perspectivas epistemológicas de IP dos estudos dos corpora, (ii) as reflexões a respeito dos polos –
epistemológico, teórico, técnico e morfológico – constituintes do modelo quadripolar de
investigaçªo e (iii) uma caracterizaçªo de IP de PEM. Nesse percurso, os resultados evidenciaram
a complexidade, a dinamicidade, a temporalidade e a experiencialidade como aspectos importantes
para a compreensªo do movimento de constituiçªo da IP de PEM, as quais, portanto, exigem um
comprometimento de pesquisa. Assim sendo, conclui-se que o movimento de constituiçªo da IP de
PEM ocorre em um campo de lutas ideológicas e políticas, no qual elementos dos contextos sociais,
culturais e políticos, envolvendo a questªo da alteridade, devem ser problematizados. Ao serem
reconhecidas essas especificidades, defende-se aqui que avançar no caminho de construir um
referencial teórico nacional que as problematize é um compromisso político que todos os
educadores matemáticos brasileiros precisam assumir.
Cordas de Areca na formação de professores que ensinam Matemática no Timor Leste
Gaspar Varela, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 23/04/2018
Essa investigação busca responder à questão: Quais elementos do contexto de formação
assente na perspectiva da etnomatemática podem apoiar a construção de
conhecimentos profissionais de (futuros) professores que ensinam matemática no Timor
Leste? Para isso, elaboramos planos de Formação de Professores com as tarefas de
Areca que foram desenvolvidos na Formação de Professores do Ensino Básico da
Universidade Nacional Timor Lorosa’e no Timor Leste. Na análise das resoluções dos (futuros) professores e das discussões ocorridas no processo de formação foram identificadas possibilidades e ambientes propícios que permitiram aos (futuros) professores a oportunidade de agirem individual e coletivamente. O contexto de formação com as tarefas de Areca privilegiou os seguintes parâmetros: a interação entre os pares na busca de relações entre conhecimentos constituídos socialmente no Timor Leste e conhecimentos formais; a sustentação de conhecimentos metodológicos e pedagógicos com significados; a aproximação de elementos de conhecimentos contextuais (linguagem cultura de Areca) com linguagem matemática formal; a utilização de instrumentos comunicativos; a busca de superação de obstáculos pedagógicos formados pela complexidade da política linguística quanto à língua de instrução na formação; a busca de novas compreensões sobre os processos de ensino e de aprendizagem de matemática no Timor Leste; o desenvolvimento de aspectos comunicativos e analíticos do (futuro) professor no desempenho de suas funções e de seu compromisso político. Esse contexto permitiu também o desenvolvimento de caminhos estratégicos que despertaram curiosidades dos (futuros) professores com possibilidades de mobilizarem e negociarem os significados envolvidos nas linguagens de areca: palito, metade de uma corda, corda e batan. Nesse caminho de análise, identificamos potencialidades das Tarefas de Areca como proposta alternativa ao processo de formação. Essa investigação apontou um caminho possível para uma Formação de Professores significativa, bem como para a formação da cidadania pautada na etnomatemática, na qual os (futuros) professores possam desenvolver seus conhecimentos profissionais a partir de propostas alternativas de ensino pautadas em contextos sociais e linguísticos viáveis de serem trabalhados em sala de aula, de maneira que seus alunos possam atuar de modo crítico, dialógico e transformador, e que possibilitem a superação de obstáculos pedagógicos presentes noTimor Leste.
As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões
Mariana Passos Dias, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 02/02/2018
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as ações realizadas por professores e alunos em salas de aula de Matemática. As questões que orientaram nossa pesquisa foram: O que os alunos e os professores fazem, de fato, nas salas de aula de Matemática e quais categorias poderiam descrever suas ações? Que conexões podem ser estabelecidas entre as ações dos professores e dos alunos? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação direta de aulas de professores de Matemática do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Londrina/Paraná. Ao planejarem as aulas, os professores usaram as tendências/perspectivas da Educação Matemática. Quanto aos resultados, foram encontradas vinte categorias da ação docente (agradecer, ameaçar, argumentar, chamar a atenção, comentar, conferir, deslocar, escrever, esperar, executar, explicar, negociar, organizar, parabenizar, pedir, perguntar, providenciar, reprovar, responder, supervisionar) e dezenove categorias da ação discente (aceitar, brincar, chamar pela professora, colaborar, comemorar, comentar, comunicar, conversar, copiar, deslocar, executar, lamentar, organizar, pedir, perguntar, prestar atenção, reclamar, responder, valorizar). Com relação às possíveis conexões entre as ações docentes e discentes, os resultados que alcançamos indicam que as ações realizadas pelo professor realmente influenciam as ações realizadas pelos alunos. Mas a conexão não é causal: as ações realizadas pelos alunos muitas vezes não são consequências diretas das ações do professor. É o caso das ações conversar e brincar, que são ações dispersivas e não estão relacionadas diretamente com a tarefa que está sendo executada no momento.
Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática
Paulo Henrique Rodrigues, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/01/2015
Neste trabalho buscou-se responder a seguinte questão de investigação “Que elementos da
prática pedagógica foram considerados por membros do GEPEFOPEM na elaboração do caso
multimídia ‘Os colares?”. Para isso, foram utilizados registros em áudio de encontros do
GEPEFOPEM, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam
Matemática, nos anos de 2013 e 2014, período de elaboração deste caso. Além disso, foram
consideradas notas do caderno de campo do investigador, gravações do hangout e registro da
memória do grupo. A partir das informações recolhidas foi possível descrever a trajetória do
GEPEFOPEM neste processo de elaboração e identificar empreendimentos negociados pelos
membros deste grupo durante este período, nomeadamente: discussão de artigo e elaboração
de um framework; discussão de casos multimídias portugueses e estruturação do caso
multimídia “Os colares”. Visando responder a questão da investigação, foram analisadas
negociações de significados, que se relacionam a ações do professor na perspectiva do Ensino
Exploratório, em cada um dos empreendimentos. As análises das negociações de significados
foram orientadas pelas perspectivas de autores que discutem a utilização da mídia vídeo em
contextos de formação de professores. Alguns dos elementos considerados pelos membros do
GEPEFOPEM no processo de elaboração do caso multimídia “Os colares” foram: Escolha e
análise de tarefas matemáticas; Inventário de possíveis resoluções dos alunos e
estabelecimento de conexões entre elas; Reconhecimento dos alunos enquanto “sujeitos
cognitivos”; Estabelecimento de relações entre as produções dos alunos e representações
matemáticas formalizadas; Reflexão de práticas pedagógicas; Constituição de
conhecimentos sobre o Ensino Exploratório; Proposição de estratégias de ensino
alternativas. A partir dos elementos identificados, três temáticas que os agrupam foram
reconhecidas: Planejamento de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório; Prática do
professor em sala de aula na perspectiva do Ensino Exploratório e Análise de práticas
pedagógicas. Foi possível observar que a exploração de casos multimídias em contextos de
formação de professores tem sido assumida pelos membros como uma oportunidade de
desenvolvimento profissional, refletindo assim a principal intencionalidade formativa que o
GEPEFOPEM adotou nos últimos anos.
Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
Ivnna Gurniski Carniel, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 05/08/2013
No presente estudo, investigamos que conhecimentos são mobilizados por uma
professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental,
desencadeados por uma proposta de formação continuada, com ênfase em tarefas
matemáticas que tem o potencial para mobilizar o pensamento algébrico. Para tanto,
estivemos em contato com um grupo em formação continuada, formado pelas
professoras e a coordenadora pedagógica de uma escola da cidade de Apucarana - PR,
dentre as quais escolhemos uma professora para ser investigada. Esta investigação
constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e os pressupostos
teóricos envolvem a formação de professores, os conhecimentos específicos do
professor e os tipos de pensamento algébrico. Utilizamos como instrumentos para coleta
de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo e produções
escritas da professora investigada. Nossa pesquisa mostra que em um contexto de
formação continuada é possível proporcionar ao professor momentos de reflexão acerca
da Matemática e de sua prática letiva, colaborando com o desenvolvimento de
potencialidades e a construção de novos saberes, articulados aos seus interesses,
necessidades e seu contexto profissional. As ações desenvolvidas na proposta de
formação continuada, cenário da pesquisa, provocaram discussões e reflexões que nos
permitiram identificar aspectos da prática letiva da professora investigada, de modo a
caracterizar os conhecimentos mobilizados ao longo desse processo.
Análise crítica de tarefas matemáticas: um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Cristina Cirino de Jesus, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 28/03/2011
No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam
Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise
crítica, com a proposição e a implementação de tarefas. Para tanto, formamos
um grupo de estudos com quatorze professoras, as quais atuam nos anos
iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da
cidade de Apucarana, no Paraná. Os encontros do grupo tiveram início no mês
de maio de 2010 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano,
totalizando dezenove encontros. Esta investigação constitui-se como uma
pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos
os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas. Utilizamos como
instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos
encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes,
observações de aulas e entrevista semiestruturada. Nossa pesquisa mostra
que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda
cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua
prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de
elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da
influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de
aprendizagem. Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas
professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de
tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno.
Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos
fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para
o seu desenvolvimento profissional.