Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/04/2014
Esta tese apresenta uma investigação qualitativa (com análise de dados qualiquantitativa) acerca da presença e da influência de sistemas axiológicos no processo de formação inicial de professores de biologia, na perspectiva de estudantes e de formadores. Após uma síntese histórico-epistemológica do conhecimento axiológico e de um estudo referente às relações desse campo da filosofia com o domínio educativo a partir da literatura que trata dos saberes docentes, tornou-se possível o desenvolvimento de um instrumento analíticoaxiológico que resultou na sistematização de uma nova axiologia, denominada “Axiologia Relacional Pedagógica”, prefigurada sintaticamente em um sistema valorativo. Esta conciliação teórica é apresentada como uma alternativa para um dos problemas atuais da axiologia: a detecção metodológica dos juizos de valor. Foram realizadas entrevistas com discentes e docentes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma Universidade pública do Estado do Paraná (Brasil) que, após transcritas, foram analisadas a partir de uma triangulação metodológica balizada nos aportes da Matriz (3x3) de Arruda, Lima e Passos (2011), dos Focos da Aprendizagem Docente de Arruda, Passos e Fregolente (2012) e do próprio instrumento analítico-axiológico desenvolvido nesta tese. Após terem sido construídos sistemas valorativos dos participantes (formadores e licenciandos), um sistema valorativo geral sincronizou as valorações/desvalorações detectadas entre esses grupos, apresentando os valores/desvalores relacionais compartilhados por eles, no âmbito da formação inicial. Os resultados mostraram que: a) há uma relação intrínseca dos valores com a formação inicial de professores de biologia; b) os valores funcionam como indicadores da formação docente; c) os sistemas axiológicos dos formadores podem alterar as relações dos estudantes com o saber; d) o instrumento analítico-axiológico possibilitou detectar e evidenciar as valorações e as desvalorações presentes tacitamente nas falas transcritas; e) o sistema valorativo sistematizado na tese revela o contingente axiológico de grupos de sujeitos em um contexto determinado, e f) os valores têm implicância direta no repertório de saberes dos docentes e discentes.
Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
Nayara Moryama, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 03/12/2013
Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID- Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD). Apesar da formação de professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que, em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar a atual realidade da escola pública. É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa. Os FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem científica. Esses focos consideram que a aprendizagem da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e identidade docente. A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação no PIBID. Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está proporcionando a elas uma situação de formação continuada. Inseridas neste contexto, as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores. Considerando as três comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos relacionados à prática docente