Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação continuada de professores
“Formação em Ação”: cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de Ciências
Karina Eskildsem, Profa. Dra. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 25/08/2021
A Formação de Professores é certamente um tema atinente em todos os sistemas escolares. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Formação Continuada pressupõe o envolvimento de todos os profissionais da escola, sejam eles: professores, agentes educacionais, equipe pedagógica ou diretiva, com o intuito de promover ações pedagógicas e reflexões sobre os desafios educacionais. Para tanto, apresenta-se uma série de textos legais, informativos, vídeos e outros recursos que subsidiam os trabalhos em cada escola com grupos de estudos, palestras e/ou outros, sobre as temáticas utilizadas nos cursos denominados “Formação em Ação”. A relação existente entre oferta e demanda na Formação Continuada de Professores, bem como suas necessidades e exigências da instituição escolar podem ser supridas com o atual e tradicional curso de formação continuada presencial até então organizado institucionalmente no primeiro e segundo semestre do ano letivo? As incertezas e indagações em torno das formações nos levam a refletir se irão emergir formas de aprendizado aos professores a fim de que estes desenvolvam ações que condizem com a realidade escolar vivenciada. Assim sendo, este trabalho busca analisar e refletir sobre a ótica de Professores de Ciências da SEED ativos no período de 2015 a 2018, se estes compreendem o objetivo destas formações, identificando nestas propostas potencialidades de ação em sua prática docente que articulem pedagogicamente com os desafios de escolas públicas, diante do cenário atual da Formação Continuada de Professores do Paraná.
O Sentido Atribuído a Atividade de Estudo em um Programa de Formação Continuada por uma Professora de Matemática
Anágela Cristina Morete Felix, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 04/07/2019
Ancorada em pressupostos teóricos da Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983;
2012) e da Teoria Histórico-Cultural, a presente pesquisa investigou o sentido da
atividade de estudo, para uma professora de matemática, ao participar de um
programa de formação continuada. A pesquisa foi realizada no contexto da formação
continuada oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, pela
interação da univesidade e escola pública do estado do Paraná. O sujeito da
investigação foi uma professora de matemática que atuava na Educação de Jovens e
Adulto – EJA e participante do referido programa. Nesse movimento de formação
entende-se que o sentido pessoal atribuído a essa atividade deve estar em
consonância com a significação social de tal atividade de formação. Para tanto, é
preciso compreender os motivos que os sujeitos participantes desse processo
atribuem a essa formação. De acordo com os pressupostos teóricos adotados nessa
pesquisa, o objeto de trabaho do professor é o ensino. Dessa forma, em uma proposta
de formação que se estruture na atividade, os modos de organização de ensino são
fundamentais. Por isso, a atividade de estudo realizada pelo professor no processo
de formação continuada torna-se imprescindível, ou seja, existe uma relação entre as
ações organizadas durante o processo de formação e a significação da atividade de
ensino do professor. Para coleta de dados partiu-se das ações realizadas, em
conjunto, durante o movimento para elaboração dos materiais propostos no programa
PDE. Na análise dos dados buscou-se evidências que revelassem colaboração na
atividade pedagógica da professora. Os resultados da pesquisa destacam que, no
decorrer da atividade de formação, a professora atribuiu novos motivos a sua prática
pedagógica, fazendo com que novos sentidos surgissem e coincidissem com a
significação social da atividade de formação. Ressalta-se que ações planejadas de
forma orientada objetivando as ações de estudo de professores durante a formação
continuada podem contribuir com a formação do pensamento teórico dos mesmos,
dado pela articulação entre a teoria e a prática. Assim, para que a apendizagem
escolar se efetive, as ações de estudo dos professores, em formação continuada,
devem ter um sentido pessoal que corresponda aos motivos e aos significados sociais
da ativadade de estudo, no sentido da promoção do desenvolvimento humano.
Práticas de uma Comunidade de Professores que ensinam Matemática e o Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística
Everton José Goldoni Estevam, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 17/12/2015
Instituir espaços de formação voltados a professores que ensinam Matemática e, mais ainda,
garantir que eles se ajustem às necessidades decorrentes da complexa profissão docente têm
conduzido ações de formação e pesquisas à perspectiva social de Aprendizagem Situada em
Comunidades de Prática (CoPs). Por outro lado, estudos realizados no campo da Educação
Estatística denunciam dificuldades diversas dos professores relacionadas a conhecimentos
especializados e aspectos didático-pedagógicos da Estatística e ressaltam a dimensão
formativa como um ponto-chave a ser abordado e melhorado. O presente estudo articula esses
dois apontamentos ao assumir a seguinte questão geral de pesquisa: “Como empreendimentos
de um grupo de professores que ensinam Matemática, reconhecido como uma Comunidade de
Prática, oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional na Educação Estatística?”.
Para tanto, a investigação é sustentada em três aspectos-chave: i) a aprendizagem profissional
de professores em CoPs; ii) o desenvolvimento profissional de professores na Educação
Estatística; e iii) empreendimentos realizados em uma CoP de professores que ensinam
Matemática, intencionalmente constituída e coordenada pelo pesquisador/formador, a qual foi
autonominada Comunidade de Prática Refletir, Discutir e Agir sobre Matemática (CoP-
ReDAMat). Assumimos a perspectiva qualitativa de pesquisa, situada no paradigma
interpretativo, e realizamos um estudo do tipo pesquisa-intevenção, cuja recolha de dados
envolveu duas dimensões: análises de literatura para a estruturação de quadros teóricos que
fundamentam a pesquisa e transcrições de audiogravações de encontros realizados pela CoP-
ReDAMat, em que foram negociados e realizados os empreendimentos Análise de Tarefas
Estatísticas (ATE) e Análise de Vídeos de uma Aula de Estatística (AVAE). Essas transcrições
foram complementadas pela produção escrita dos professores da CoP e registros do caderno
de campo do pesquisador/formador. A partir da articulação dos apontamentos dessas duas
dimesões analíticas, nossos resultados evidenciam um conjunto de elementos emergentes na
prática de Comunidades de professores que ensinam Matemática que oferecem condições para
sua aprendizagem profissional. O foco particular dos empreendimentos realizados pela CoP-
ReDAMat sobre a Educação Estatística proporcionou a emergência de elementos que revelam
desenvolvimento coletivo de compreensões relacionadas a conceitos, ideias, propriedades e
procedimentos estatísticos, a aspectos pedagógicos da Educação Estatística e modos como os
alunos aprendem Estatística, a importância e papel da equidade no ensino de Estatística, de
forma a não negligenciar ou desprover o processo pedagógico em contextos de diversidade, e
o desenvolvimento do autossenso do professor, com reconhecimento da Educação Estatística
como dimensão de seu domínio de conhecimento. Concluímos, portanto, que as
oportunidades de desenvolvimento profissional oferecidas em contextos de CoP não são
ancoradas no empreendimento em si, mas emergem da articulação daquilo que se desenvolve
no empreendimento às práticas desempenhadas pelos professores em sua ação cotidiana, a
qual se constitui, a partir dos elementos que identificamos, como condicionantes da
aprendizagem dos professores.
Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática
Tânia Marli Rocha Garcia, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 28/08/2014
Nesta investigação, tivemos por objetivos identificar e analisar empreendimentos e ações
negociadas na Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática
– CoP-PAEM que evidenciaram trajetórias de aprendizagem de seus participantes, relacionadas a aspectos envolvidos na constituição da identidade profissional de professor. Esses objetivos foram definidos como diretrizes da investigação na busca de responder a
seguinte questão de investigação: “Que elementos da prática de uma Comunidade de Prática de professores que ensinam Matemática promovem o desenvolvimento da identidade profissional de professor?”. Optamos por tratar o desenvolvimento da identidade
profissional dos professores em formação continuada na perspectiva teórica da Teoria Social da Aprendizagem (Wenger, 1998). Nesta teoria a identidade profissional é considerada como um fenômeno de transformação pessoal e contínua, em estreita relação com o processo de aprendizagem, e portanto, inerente à participação ou pertença a Comunidades de Prática. Para tanto, desenvolvemos essa pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo. Na análise das ações negociadas e desenvolvidas na CoP-PAEM, no empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional, evidenciamos elementos da prática da comunidade que favoreceram a construção de trajetórias de aprendizagem de seus membros e o desenvolvimento de sua identidade profissional, quais sejam: plano de trabalho aberto, flexível e minimalista; negociação dos empreendimentos, dinâmicas e ações; autonomia para escolher o quê e como aprender; vínculo institucional com a universidade e apoio financeiro; intercâmbio com membros de outras comunidades; disponibilidade (dos membros) para interagir; integração e confronto de diferentes saberes; descentralização do poder (de quem detém os conhecimentos); participação dos pesquisadores e formadores como membros da comunidade; contato regular e frequente; convivência de longo prazo; ações centradas nos professores; experiências de vulnerabilidade; conexões entre as observações e interpretações empíricas e um referencial teórico mais amplo; e discussão conjunta de experiências compartilhadas por meio de narrativas. Os resultados de nossa investigação sugerem que um processo de formação continuada, estruturado a partir da articulação desses elementos numa perspectiva de desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, com uma dinâmica que permita diferentes modos de participação e favoreça a interação, a reflexão e a construção de relações de respeito e confiança, é uma alternativa às propostas de formação de professores, que privilegiam cursos ou treinamentos.
Aprendizagens no Empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional
Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 04/04/2014
Nesta investigação, teve-se por objetivo identificar e analisar que empreendimentos
articulados desenvolvidos na/pela Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e
Ensinam Matemática – CoP-PAEM evidenciaram aprendizagens de seus participantes, no que concerne a seu conhecimento profissional, especificamente aspectos do Raciocínio Proporcional, parte do conhecimento matemático constituído por esses professores. Ademais foram analisados que conhecimentos da Matemática os participantes dessa Comunidade de Prática mobilizavam nas ações de resolver, discutir e refletir a respeito de problemas envolvendo proporção/proporcionalidade. Ao listar esses objetivos como diretrizes da investigação, buscou-se responder a seguinte questão de investigação: “Que elementos da prática de uma CoP oportunizaram aprendizagens relacionadas ao conhecimento matemático de professores de Matemática nas ações de resolver, discutir e refletir a respeito de problemas envolvendo proporção/proporcionalidade do empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional?”. Optou-se por tratar as aprendizagens dos professores em formação continuada na perspectiva teórica da Teoria Social da Aprendizagem (Wenger, 1998), que concebe o processo de aprender como inerente à participação ou pertença a Comunidades de Prática. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, de cunho interpretativo. Pela análise das Ações Resolução e discussão de problemas matemáticos envolvendo proporção/proporcionalidade e Reflexão a respeito de algumas dessas resoluções e justificações, tendo em conta o apoio da literatura (LAMON, 2012) sobre o tema do referido empreendimento articulado, foram identificados os seguintes elementos da prática da CoP-PAEM que oportunizaram aprendizagens de seus participantes: a resolução e discussão de problemas, o compartilhamento e a justificação de suas produções, o estudo de textos teóricos que tratam do Raciocínio Proporcional, a oportunidade de ser questionado, a reflexão a respeito da produção (escrita/oral) desencadeada a partir de alguns problemas resolvidos. Os resultados da investigação sugerem que um processo de formação continuada, estruturado na perspectiva de promover o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, especialmente a (res)significação do conhecimento do conteúdo que ensina, em que sejam oportunizadas aprendizagens por meio de interações sociais baseadas no respeito, confiança e compromisso dos participantes uns com os outros, como vistos na CoP-PAEM, é uma alternativa às propostas de formação de professores, comumente estruturadas em cursos ou treinamentos.
Trajetórias de Aprendizagem de Professoras que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática
Marcia Cristina Nagy, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 21/03/2013
No presente trabalho, tivemos por objetivo descrever e analisar algumas
aprendizagens de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do
Ensino Fundamental ocorridas em uma comunidade de prática (Cop-
MatAnosIniciais) para, então, buscar identificar e discutir elementos do contexto
dessa comunidade de prática que revelaram/permitiram aprendizagens dessas
professoras relacionadas ao seu conhecimento profissional. Tratar de
processos de aprendizagem de professoras é importante porque nosso
interesse está em explicitar o que permitiu a aprendizagem das participantes
durante o desenvolvimento de empreendimentos, priorizando, desse modo,
como aprenderam, ao invés de somente identificar o quê aprenderam.
Optamos por tratar da aprendizagem na formação de professores a partir da
Teoria Social da Aprendizagem, desenvolvida por Wenger (1998), na qual
aprender é consequência de “pertencer a” ou “ser membro de” uma
Comunidade de Prática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, com
enfoque interpretativo, na qual a análise de conteúdo contribuiu para a
compreensão das informações obtidas. Identificamos e descrevemos
aprendizagens das professoras em dois empreendimentos da Cop-
MatAnosIniciais, nomeadamente resolução e discussão de tarefas, e relato e
análise do relato do desenvolvimento de tarefas em sala de aula. Na análise de
tais empreendimentos, identificamos os seguintes elementos que permitiram
aprendizagens de seus membros: a oportunidade de expor/explicar a resolução
de tarefas; a oportunidade de partilhar informações; a aceitação do desafio de
interações comunicativas por meio de questionamento inquiridor; o relato do
ocorrido no encontro anterior para os membros que não estavam presentes; a
oportunidade de partilhar experiências de sala de aula. Durante essa análise,
observamos ainda que os elementos identificados emergiram devido à
presença de alguns fatores presentes no contexto da Cop-MatAnosIniciais,
como respeito, confiança, desafio e solidariedade, indicando, então, a
importância de relações pessoais no desenvolvimento profissional das
professoras. Os resultados de nossas análises sugerem que propostas de
formação que incluam elementos e fatores como os indicados neste estudo
mostram-se adequadas ao processo de formação do professor que ensina
matemática, apresentando-se, então, como uma alternativa para programas de
formação de professores, geralmente pautados em cursos de treinamento.