Teses e Dissertações
Palavra-chave: formação complementar
Formação complementar de professores de Ciências Biológicas: análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de Genética, Evolução e Biotecnologia
Egláia Carvalho, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 13/03/2015
A presente pesquisa buscou analisar curso de formação complementar de atividades
Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia, e investigar suas possíveis
contribuições nas necessidades formativas de professores e também criar um
espaço com intuito de discutir conceitos e propostas para o trabalho docente em sala
de aula. Assim, tanto participantes de formação continuada como participantes de
formação inicial puderam presenciar atividades práticas envolvendo os temas
propostos, motivo pelo qual denominamos o curso de formação complementar. O
curso consistiu em três encontros aos sábados, com duração de oito horas cada. Os
objetivos foram avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas com
atividades práticas em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para
elaboração e condução de atividades práticas com esses temas, que possam
contribuir para o trabalho em aula. Para definir o perfil dos participantes, bem como a
estrutura dos locais onde desenvolvem suas atividades docentes, e suas
compreensões anteriores ao curso sobre atividades práticas, foi utilizado um
questionário semiestruturado. Para constituição dos dados foi realizada a gravação
em áudio e vídeo dos três dias de curso, bem como realizada entrevista com os
participantes ao final de cada dia de curso, para elucidar questões que surgiram
durante as análises dos dados. Os dados foram analisados e categorizados
qualitativamente de acordo com a Análise de Conteúdos baseada em Bardin (1979),
que permitiu desta forma chegarmos a algumas conclusões. Os resultados
apontaram que trabalhos dessa natureza representam grande relevância no
contexto atual de ensino, pois influencia domínio do conteúdo específico relacionado
aos temas recentes da Genética, Evolução e Biotecnologia, envolvendo os
participantes em atualização de conceitos e metodologias, que poderão refletir em
sua prática docente