Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos do ensino científico
Os focos do Ensino Científico: um instrumento para analisar o Ensino de Ciências
Khalil Oliveira Portugal, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 03/06/2018
Esta tese propõe um instrumento de análise da configuração de ensino de um professor de
Ciências da Natureza, chamado de Focos do Ensino Científico (FEC). Sua construção se deu
por analogia aos Focos da Aprendizagem Científica, um conjunto de categorias de análise
para o Ensino de Ciências. A partir desse conjunto de categorias a priori, além dos conjuntos
dele derivados, a saber, os Focos da Aprendizagem Docente, os Focos da Aprendizagem para
a Pesquisa e os Focos do Professor Pesquisador; são apresentados os Focos da Aprendizagem
de um Saber, conjunto de categorias que tem como objetivo generalizar as características das
aprendizagens científicas até então estudadas e avançar a discussão para futuras adaptações.
Em seguida, tendo como subsídios o conceito de Aprendizagem por Investigação, os Aspectos
da Ciência e a prática docente, foram elaborados o novo conjunto de categorias para análise
das visões do professor sobre sua configuração de ensino. São elas: Foco 1 – Ensino da
ciência como um conjunto de conhecimentos; Foco 2 – Estímulo à reflexão sobre a natureza
do saber científico e da aprendizagem científica; Foco 3 – Incentivo ao interesse pela ciência;
Foco 4 – Incentivo à identificação com o desenvolvimento da ciência; Foco 5 – Envolvimento
com a comunidade. Este conjunto de focos foi testado a partir de transcrições de entrevistas
semiestruturadas com dois professores de disciplinas das Ciências da Natureza (Biologia e
Ciências) e uma disciplina que discutia metodologia de pesquisa, no Ensino Fundamental e
Médio. Cada professor foi entrevistado em dois momentos distintos, sendo que no primeiro
tratou-se da dinâmica da disciplina sobre metodologia de pesquisa, e, no segundo, da
disciplina de Ciências da Natureza. As transcrições das entrevistas foram submetidas à
Análise de Conteúdo, sendo unitarizadas e categorizadas a partir dos FEC. As entrevistas
indicaram diferentes prioridades à luz dos focos. Foi possível observar que para a disciplina
sobre metodologia científica, os dois professores priorizam os focos 1 e 4 em suas práticas. Já
para as disciplinas de Ciências da Natureza, um professor prioriza o foco 1, e, o outro, os
focos 1 e 2. As diferentes distribuições entre os FEC apontam para diferentes visões de
ensinar ciência presentes em cada disciplina. Infere-se, a partir da análise, que os FEC podem
ser compreendidos como um instrumento de descrição de configurações de ensino, a partir de
quais focos são priorizados pelos professores.