Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos do aprendizado científico
Sites de redes sociais como ambiente informal de aprendizagem científica
Clelder Luiz Pedro, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 03/02/2014
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel do Facebook na aprendizagem.
Para o estudo foram analisados grupos de alunos no Facebook, tanto do Ensino
Médio como do Ensino Superior, de instituições localizadas no norte do estado do
Paraná. O trabalho tem como metodologia de pesquisa a investigação qualitativa, na
qual por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004), realiza-se a
interpretação dos dados coletados. Os dados foram analisados tendo como
instrumento os Focos do Aprendizado Científico (FAC), definidos como categorias
que representam diferentes dimensões da aprendizagem de ciência (ARRUDA et al.,
2013). Desta forma os FAC são definidos como: foco 1 – Interesse pela ciência; foco
2 – Compreensão do conhecimento científico; foco 3 – Envolvimento com o
raciocínio científico; foco 4 – Reflexão sobre a natureza da ciência; foco 5 –
Envolvimento com a prática científica; foco 6 – Identificação com o empreendimento
científico. Com os FAC podemos encontrar indícios de aprendizagem e assim
compreendermos como os alunos estão aprendendo no ambiente virtual. Os dados
foram coletados a partir de grupos de alunos, formados espontaneamente no site de
rede social Facebook. Seis grupos foram selecionados, sendo três grupos do Ensino
Médio e três do Ensino Superior das áreas de Geografia e Biologia. As publicações
que os alunos criaram no grupo durante dez meses no ano letivo de 2012 foram
coletadas para análise. Tais publicações são denominadas neste trabalho como
diálogo de ensino-aprendizagem informal (DIAI) (ARRUDA et al., 2013). Além das
análises desses DIAI, alunos representando cada grupo foram entrevistados, para
melhor compreensão do funcionamento dos grupos virtuais. Desta forma foi
identificado quais focos aparecem nos DIAI selecionados e assim perceber, a partir
dessas evidências, o processo de aprendizagem que os alunos estão envolvidos no
grupo virtual. Conclui-se que o Facebook tem um papel importante no processo de
aprendizagem, em que pode ser utilizado como recurso pedagógico que promove
uma maior participação e interação no processo de aprendizagem informal, além de
contribuir com a construção e partilha de informações e de conhecimentos
científicos.