Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1º Ciclo em Portugal
Lilian Aparecida Teixeira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 21/02/2018
Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal. Deste modo, a questão de pesquisa norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto, gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e entrevistas semiestruturadas com os alunos. Para realizar a análise, selecionamos um corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori. Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2 (desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos eles evidenciaram-se. Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos, principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos do projeto educativo da escola. Ademais, as entrevistas foram importantes para identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado), 5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas. Como resultado, concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistas.
A aprendizagem de astronomia em redes sociais
Ferdinando Vinicius Domenes Zapparoli, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/08/2017
O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas comunidades. As postagens devido às suas características foram enquadradas como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos: pessoal e técnica. Tendo como referência os Focos de Aprendizagem Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são um exemplo de aprendizagem informal. Considerando as evidências apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender Astronomia.