Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos de aprendizagem científica
Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1º Ciclo em Portugal
Lilian Aparecida Teixeira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 21/02/2018
Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a
aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva
localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal. Deste modo, a questão de pesquisa
norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em
uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto,
gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e
entrevistas semiestruturadas com os alunos. Para realizar a análise, selecionamos um
corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a
categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual
Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori.
Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2
(desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática
científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos
eles evidenciaram-se. Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os
objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos
indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos,
principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos
do projeto educativo da escola. Ademais, as entrevistas foram importantes para
identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado),
5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que
se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas. Como resultado,
concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o
que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar
evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistas.
A aprendizagem de astronomia em redes sociais
Ferdinando Vinicius Domenes Zapparoli, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/08/2017
O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica
em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à
Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas
pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas
comunidades. As postagens devido às suas características foram enquadradas
como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são
compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e
divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que
foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos:
pessoal e técnica. Tendo como referência os Focos de Aprendizagem
Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar
elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros
das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI
selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são
um exemplo de aprendizagem informal. Considerando as evidências
apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas
constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting
apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados
à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal
dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por
livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos
permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender
Astronomia.