Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos da aprendizagem para a pesquisa
A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química
Jeferson Ferreti Ribas, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 20/02/2018
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propõe o
aprimoramento da formação docente em nível superior e a valorização do magistério
para a elevação do padrão da qualidade da Educação Básica pública. Desde o ano
de 2010, o curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Londrina
(UEL) participa das ações formativas do PIBID e, ao longo destes anos, muitas
pesquisas relacionadas à docência foram desenvolvidas. Acreditamos que a
integração da docência e da pesquisa pode favorecer o aumento da qualidade dos
processos de ensino e de aprendizagem em diversos âmbitos da educação. Nesse
sentido, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem o objetivo de identificar e
analisar de que forma ocorre o aprendizado para a pesquisa no contexto do grupo
PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEL (PIBID/Química/UEL) e
caracterizar este aprendizado. Para tanto, analisamos os registros das falas dos
membros do grupo PIBID/Química/UEL presentes em um acervo de 31 Memórias –
metodologia de coleta de dados – produzidas durante as reuniões do grupo nos
anos de 2014 e 2015. Para análise e interpretação dos registros das falas nos
pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e
caracterizamos a aprendizagem para a pesquisa neste grupo por meio dos Focos da
Aprendizagem para a Pesquisa (FAP). Os FAP constituem-se de 6 categorias que
apontam evidências necessárias à formação de um pesquisador: Foco 1 – Interesse
(envolvimento com a pesquisa); Foco 2 – Conhecimento (aprendizado dos principais
referenciais teóricos da área); Foco 3 – Metodologia (aprendizado dos métodos e
técnicas de coleta e organização dos dados); Foco 4 – Criatividade (articulação dos
referenciais teóricos e dados); Foco 5 – Comunidade (participação em comunidade
de pesquisa); e, Foco 6 – Identidade (visão de si mesmo como pesquisador).
Mediante a análise realizada, percebemos que a aprendizagem para a pesquisa no
grupo PIBID/Química/UEL se deu principalmente por meio da aprendizagem de
referenciais teóricos das áreas de Educação e Ensino de Química/Ciências e na
interação dos membros do grupo em comunidades de pesquisa, com destaque para
elaboração e disseminação de trabalhos científicos em congressos e periódicos das
áreas de Educação e Ensino de Química/Ciências, o que correspondem aos Focos 2
e 5, respectivamente. Em nossa investigação, destacamos a contribuição dos
professores universitários proporcionando aos membros do grupo o contato com a
pesquisa, despertando o interesse, apresentando e discutindo referenciais teóricos e
metodológicos das áreas de Educação e Ensino de Química/Ciências, auxiliando na
tomada de decisões frente a diversos questionamentos que têm relação com a
pesquisa e na expressiva participação em diferentes atividades a ela relacionadas.