Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos da aprendizagem informal
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente
Alexandre Fregolente, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 29/02/2012
Nesse trabalho discutimos a utilização do teatro como meio de apresentar conteúdos
científicos, analisando, em particular, a aprendizagem científica e o processo de formação
docente dos próprios “atores” – estudantes da graduação em Física e Química – envolvidos na
produção e apresentação de um espetáculo teatral denominado A Ciência em Peças, produzido
pelo Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Os dados serão analisados em dois
momentos distintos: Primeiramente a partir dos focos da aprendizagem científica informal,
conforme definidos em relatório do National Research Council dos EUA (NRC, 2009). Em
outro plano, será feita uma análise das características emergentes da formação docente,
encontrada nos depoimentos dos participantes. Com esse instrumento de análise, considerado
como um conjunto de categorias a priori para aprendizagem científica informal, e as questões
emergentes sobre a formação docente é possível evidenciar a aprendizagem dos estudantes
participantes em todas as dimensões da aprendizagem – científica informal e formação
docente – e como essa prática pode vir auxiliar o futuro professor.