Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos da aprendizagem da pesquisa
Tornando-se pesquisadores: um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática
Lilian Aparecida Teixeira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 12/12/2013
A presente pesquisa, qualitativa em sua natureza, tem o objetivo de investigar
a formação de pesquisadores em Ensino de Ciências e Educação Matemática,
no contexto de um grupo de pesquisa denominado Educação em Ciências e
Matemática (EDUCIM). Para tanto, utilizamos como acervo 116 Memórias –
metodologia de coleta de dados desenvolvida pelos membros do grupo e
elaboradas entre os anos de 2007 e 2012. Em analogia com os Focos da
Aprendizagem Científica de Ciências, construímos os Focos da Aprendizagem
para a Pesquisa (FAP) e neles articulamos esta aprendizagem mediante seis
eixos: 1. Interesse [envolvimento com a pesquisa]; 2. Conhecimento
[aprendizado dos principais referenciais teóricos da área]; 3. Metodologia
[aprendizado dos métodos e técnicas de coleta e organização dos dados]; 4.
Criatividade [articulação dos referenciais teóricos e dados]; 5. Comunidade
[participação em uma comunidade de pesquisa]; 6. Identidade [visão de si
mesmo como pesquisador]. Para levantamento bibliográfico das Memórias e
também para análise das falas de três sujeitos de pesquisa nos pautamos nos
procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Realizou-se
ainda, uma entrevista semiestruturada com cada sujeito, com a finalidade de
coletar dados complementares que identificassem fatores considerados pelos
mesmos, como importantes na formação para a pesquisa. Mediante toda a
análise realizada percebemos que as discussões das reuniões têm tratado,
principalmente, de questões de ordem metodológica, articulações entre
referenciais teóricos e dados e divulgação dos resultados das investigações em
diferentes comunidades de pesquisa. Além disso, os sujeitos de pesquisa
apontam a aprendizagem da pesquisa na participação nas disciplinas do
mestrado e do doutorado, no estágio de docência na graduação e,
principalmente, nas reuniões do grupo que, segundo os mesmos, constituem
um momento de avaliação e aprimoramento das análises realizadas, bem
como fornecem apoio e segurança para se tornarem pesquisadores
emancipados, o que condiz com a evidenciação, nas Memórias, do discurso da
pesquisa orientada e da pesquisa autônoma.