Teses e Dissertações
Palavra-chave: focos da aprendizagem científica
Diálogos de Ensino e Aprendizagem e Ação Docente: Inter-Relações em Aulas de Ciências com Atividades Experimentais
Sérgio Silva Filgueira, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 12/04/2019
A pesquisa apresentada nesta tese teve como objetivo analisar Diálogos de Ensino e
Aprendizagem e Ações Docentes em aulas de Física e Química que envolviam atividades
experimentais. Foram filmadas as aulas de dois professores de um curso técnico de uma
instituição pública federal. A partir do texto proveniente das transcrições, categorizamos os
diálogos tendo os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) como categorias a priori, nos
pautando pelas etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os FAC são descritos
originalmente no artigo intitulado “O aprendizado científico no cotidiano”, de Arruda et al.
(2013). Em cada diálogo, identificamos o foco correspondente ao docente e aos alunos,
movimento que denominamos de oscilação focal. Dessa forma, foi possível obter um
mapeamento das interações entre os professores e estudantes no que diz respeito à
aprendizagem científica. Identificamos que a categoria mais expressiva nas aulas analisadas foi
a DAF3, ou seja, falas do docente e de alunos relacionadas ao Foco 3 (envolvimento com o
raciocínio científico). Esse fato pode ser compreendido pela natureza das atividades
desenvolvidas nas aulas analisadas. Na continuidade do processo analítico, categorizamos as
ações dos docentes em três níveis: macroações, ações e microações. A partir da associação
dessas duas fases da análise, percebemos que as microações fornecem elementos que
possibilitam uma melhor compreensão das oscilações focais nos diálogos de ensino e
aprendizagem (DiEA). Foi possível identificar que os diálogos associados ao Foco 3 varrem
uma maior quantidade de microações. Por fim, na busca do estabelecimento de relações entre
os focos e as ações, verificamos que, nas aulas da Docente 2, a quantidade de ações foi bem
maior que a quantidade de categorias de oscilação focal, demonstrando que sob a perspectiva
de um foco podem ocorrer um número variado de ações, pois a relação entre eles não é linear.
As Interações em Sala de Aula: Uma Nova Perspectiva a partir dos Focos da Aprendizagem Científica
João Marcos Machuca Lima, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 06/02/2018
Compreender o contexto de uma sala de aula tem se tornado um desafio para
pesquisadores na área de ensino, em especial no Ensino de Ciências. Nesse sentido,
analisar as relações existentes entre os estudantes, o professor e o conhecimento são
importantes para encaminhamentos do processo de Ensino e Aprendizagem. Com o
objetivo de identificar as interações em sala de aula, esta pesquisa de cunho
qualitativo propõe uma intervenção com uso dos Focos da Aprendizagem Científica,
como uma ferramenta para elaboração de planejamentos de aula, produzindo dois
momentos de investigação. O primeiro deles voltado ao processo de elaboração do
planejamento de duas sequências didáticas, por uma professora da Educação Básica
– Ensino Fundamental – Séries Finais, na disciplina de Ciências, sendo analisadas as
reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, observados a partir da
ferramenta de análise Matriz do Professor (Arruda e Passos, 2015). O segundo
momento consistiu no acompanhamento da aplicação desses planejamentos em sala
de aula, sendo a primeira sequência didática construída sem intervenções, e a
segunda com o aporte teórico dos Focos da Aprendizagem Científica como referencial
metodológico para a elaboração do planejamento. As aulas foram analisadas
utilizando uma nova ferramenta de análise, denominada Matriz de Interações,
proposta a partir desse trabalho investigativo, como instrumento para se analisar as
interações em sala de aula provenientes das relações estabelecidas entre o professor,
o estudante e o conhecimento. Os resultados identificam as diferentes interações em
sala de aula, compreendendo as implicações disso para o processo de ensino e
aprendizagem e apontam diferentes possibilidades de condução de aula e seleção de
atividades por parte do professor. Assim, são discutidas quais as implicações de cada
uma dessas interações para a efetivação da aprendizagem, e como podem ser
compreendidas a partir da participação dos estudantes e do professor de acordo com
cada atividade proposta. Por isso, são propostos os Focos da Aprendizagem Científica
como ferramenta para elaboração de planejamentos e atividades para o contexto
escolar e apresentada a Matriz de Interações como instrumento de análise e
compreensão das interações existentes em sala de aula.