Teses e Dissertações
Palavra-chave: fenomenologia
A Modelagem Matemática a partir de um Olhar sobre os Livros do ICTMA
Bianca de Oliveira Martins, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/02/2019
Nesta dissertação, a partir de uma atitude fenomenológica, objetivamos investigar o que se
entende por modelagem matemática, a partir dos trabalhos publicados nos livros ICTMA nas
edições de 2010 a 2017. Para detalhar uma compreensão da interrogação de pesquisa dois
aspectos foram selecionados para realização do processo analítico: as ideias do texto relativas
ao que é ou o que caracteriza a modelagem matemática e a configuração de uma atividade de
modelagem matemática nos capítulos analisados. Os dados constituem-se de cinquenta e sete
textos (capítulos dos livros ICTMA), selecionados a partir da aplicação subsequente dos
critérios: os textos contemplam o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os
autores publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e apresentam e
descrevem uma atividade de modelagem matemática. O processo analítico contemplou uma
Análise Ideográfica, uma Análise Nomotética e a construção de um metatexto. A Análise
Ideográfica consistiu na identificação e descrição das Unidades de Significado nos textos para
cada um dos aspectos analíticos, já a Análise Nomotética evidenciou a convergência das
Unidades de Significado em Núcleos de Ideias e, por fim, elaboramos um metatexto
vislumbrando apresentar o que se entende por modelagem matemática nos livros ICTMA nas
edições de 2010 a 2017. No metatexto, elaboramos um diálogo entre a emergência dos
Núcleos de Ideias e aspectos da literatura da área de Modelagem Matemática na Educação
Matemática. Neste contexto, o entendimento de modelagem matemática emergiu a partir de
seis Núcleos de Ideias acerca de do que se entende por modelagem matemática e de onze
Núcleos de Ideias que detalham a configuração de atividades de modelagem matemática, os
quais possibilitaram ampliar a compreensão de modelagem, por meio dos objetivos com as
atividades, dos contextos e da forma como tais atividades são apresentadas ou foram
modeladas. Por fim, essa dissertação lança um olhar sobre o que os autores mencionam sobre
modelagem matemática e como a usam em suas diferentes práticas, concluindo que o
entendimento de modelagem matemática está atrelado ao uso das atividades de modelagem
matemática, em particular, quando o foco está no ensino e na aprendizagem da matemática ou
da modelagem matemática.
Aprender Geometria em práticas de Modelagem Matemática: uma compreensão fenomenológica
Dirceu dos Santos Brito, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 06/03/2018
Este trabalho apresenta uma investigação, segundo a perspectiva fenomenológica, da
questão: como os estudantes aprendem geometria em práticas de Modelagem
Matemática? Para responder a esta questão, foram desenvolvidas três práticas de
Modelagem Matemática com estudantes do 7º do Ensino Fundamental de uma escola
pública de Londrina. Essas práticas foram filmadas e relatos escritos, dizendo como
perceberam sua aprendizagem, também foram produzidos pelos estudantes. Esses dois
tipos de registros, filmagens e relatos, foram organizados, respectivamente, em Cenas
Significativas e em Unidades de Discurso, os quais, mediante reduções sucessivas,
convergiram para 12 invariantes: Momentos Significativos, Percepções do Início da
Aprendizagem, Aspectos Contextuais da Prática de MM, Razões que Sustentam a
Aprendizagem, Obstáculos e Dificuldades, Investigação e Aprendizagem, Percepções
do Eu, Participação do Outro, O Professor e o Ensino, Modos de Expressar
Compreensões, Percepções da Geometria na Prática de MM, Percepções Acerca do
Tema Investigado. Em mais uma redução, esses 12 invariantes convergiram para 4
Núcleos de Ideias que respondem à interrogação de pesquisa. Esses Núcleos, que dizem
dos modos como a aprendizagem da geometria se dá em práticas de Modelagem
Matemática, são: Temporalidade e Constituição da Aprendizagem; Modos de Proceder
e Abertura à Aprendizagem; Vivência da Relação Eu/Outro/Nós na Aprendizagem e
Vivência da Relação Geometria/Tema na Aprendizagem.