Teses e Dissertações
Palavra-chave: feedback
FEEDBACK: Recurso para Aulas de Matemática
Vanessa Kishi da Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 24/02/2020
Esta dissertação apresenta um estudo teórico a respeito do feedback em aulas de
matemática, na perspectiva da Educação Matemática Realística. O trabalho
desenvolve-se em uma abordagem qualitativa, com base na perspectiva metodológica
da pesquisa de natureza especulativa em Educação. O corpus é composto por 133
publicações, datadas a partir de 2010, que apresentam menções ao feedback.
Realiza-se um cotejo do que os autores da literatura alcançada entendem por
feedback, quais as suas características e como pode ser a sua utilização, a partir das
ideias encontradas, fez-se uma discussão de como esse recurso está presente em
sala de aula e como a abordagem da Educação Matemática Realística apoia o
feedback em aulas de matemática, a partir dessas ideias, apresenta-se os princípios
de boas práticas de feedback. Este estudo permitiu observar os benefícios do
feedback em aulas de matemática, como esse recurso pode proporcionar a regulação
do ensino e da aprendizagem. Espera-se que este trabalho ocasione a difusão desse
recurso dentro das salas de aula.